TELECOM

Claro encosta na TIM e pode roubar a liderança no pré-pago

Ana Paula Lobo* ... 22/01/2018 ... Convergência Digital

A Claro está encostando na TIM e pode roubar a liderança no segmento pré-pago. De dezembro de 2016 a novembro de 2017, a diferença entre as empresas caiu de 6,9 milhões para 589 mil. Não por acaso, as duas travam, agora, uma disputa pelo pré-pago no 4G. Todas as operadoras tiveram adição negativa de janeiro a novembro de 2017, mas os números da TIM são bem maiores do que os dos rivais.

A Claro perdeu 1,4 milhão de linhas ativas no pré-pago no período de 11 meses. A Oi contabilizou 1,6 milhão de linhas desativadas. A Vivo fechou o período de janeiro a novembro 2017 com 2,1 milhões de linhas desativas. Já a TIM perdeu 7,5 milhões de linhas, conforme dados do portal Teleco.

No ranking do pré-pago, a TIM segue na liderança, mas, agora, com 27%. A Claro encostou e está com 26,6%. A Vivo está com 25,2% e a Oi aparece com 20,6%. Dados do portal Teleco mostram que a base de pré-pago no país - que chegou a ser 213 milhões em 2014, foi reduzida a 152 milhões em novembro de 2017. Segundo a consultoria, três fatores contribuíram para este processo:

Ajuste na base promovido pelas operadoras reduzindo o tempo para desligamento de pré-pagos inativos. Este processo é mais acentuado no mês de dezembro que define a base para recolhimento da taxa do FISTEL, no valor de R$ 13,42 por chip ativo.

Abandono do 2º chip pelo usuário. O uso de aplicativos, como o WhatsApp, passou a servir de alternativa para comunicação com celulares de outras operadoras tornando desnecessário a posse de mais de um chip. Com a queda nos valores de interconexão (VUM) as operadoras aderiram a esta tendência e aboliram as diferenças de preços para chamadas "on-net" e "off-net".

A migração para planos controle do pós-pago. Com o abandono do 2º chip e concentração de seus gastos em uma única operadora, parte dos usuários de pré-pago está migrando para estes planos do pós-pago. Aqui, a boa nova para a TIM. Parte dos 7,5 milhões de linhas desativadas - 2,5 milhões - migraram para o pós-pago. Mas ainda assim a operadora perdeu 5 milhões de linhas ativas.


Internet Móvel 3G 4G
Indústria de Telecom mobiliza força-tarefa para salvar 5G da guerra política

A GSMA, que representa fabricantes e operadoras de telecomunicações, propôs aos governos da Europa a realização de um regime comum de testes de seguranças de rede para evitar a exclusão de fornecedores dos processos. O medo da GSMA é que a disputa entre a Huawei e o governo dos EUA, com respingo na Europa, impacte a construção das novas redes.

Painel Telebrasil 2019
A 63ª edição do principal encontro institucional de lideranças do setor de telecomunicações e TICs acontecerá entre os dias 21 e 23 de maio de 2019, em Brasília. Saiba mais em paineltelebrasil.org.br
Veja o vídeo

Teles vão ao STF contra lei que obriga atendimento em 15 minutos

Nova ação direta de inconstitucionalidade argumenta competência federal sobre telecom para questionar a lei aprovada em São Paulo que dispõe sobre o tempo de espera nas lojas das operadoras.

EUA vai banir Huawei e sugere cortar parcerias com quem não imitar

Em visita ao leste europeu, o secretário de Estado americano, Mike Pompeo, diz que o uso de equipamentos de telecomunicações chineses “dificultam parcerias”.

Teles questionam no STF leis sobre cobrança e desbloqueio de celular

Em duas ADIs, empresas reclamam que leis do Rio de Janeiro invadiram a competência federal para tratar de telecomunicações.

Anatel reserva parte da faixa de 1,9 GHz da Claro para conexões via satélite

Ao analisar prorrogação do uso para telefonia fixa, agência reduziu prazo a cinco anos com vistas a mudar a destinação para o serviço móvel global por satélite.




  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G