INCLUSÃO DIGITAL

TV Digital: Apagão adiado em Porto Alegre, Florianópolis, Franca e Ribeirão Preto

Luís Osvaldo Grossmann ... 30/01/2018 ... Convergência Digital

O grupo que reúne governo, Anatel, teles móveis e emissoras de televisão decidiu nesta terça, 30/1, adiar o desligamento dos sinais analógicos em quatro cidades. Porto Alegre, Florianópolis, Franca e Ribeirão Preto não atingiram o patamar mínimo para permitir o fim das transmissões nesta quarta, 31/1, e ganharam novo calendário. 

Com isso, apenas Curitiba, com apagão também marcado para a meia noite desta quarta, manterá o previsto. Na capital do Paraná e outros 26 municípios 91% dos domicílios estão prontos para a transmissão somente pelos sinais digitais. 

Mas em Florianópolis e seis cidades próximas o Ibope indicou serem 89% dos lares prontos, o que levou o ‘apagão’ analógico para 28 de fevereiro. Já em Porto Alegre, além de outros 107 municípios gaúchos, o índice foi ainda menor, de 88%. Por isso, a decisão foi empurrar o desligamento para 14 de março. 

Também estava previsto o ‘apagão’ analógico em Franca e Ribeirão Preto. A ideia inicial era fazer o desligamento em ambas junto com outras cidades do interior de São Paulo em 27 de setembro do ano passado, mas por lá o atraso foi maior na preparação dos domicílios. 

Mais uma vez, as duas ficaram abaixo do patamar mínimo de 90% para autorizar o desligamento. O levantamento em 20 municípios da região de Ribeirão Preto e em outros 25 cidades da região de Franca mostrou indicou 89%, o que resultou na decisão de adiar mais uma vez o fim dos sinais analógicos por lá. A nova data prevista é 21 de fevereiro. 

Durante a reunião do grupo de implementação da digitalização, Gired, também foram apresentadas as pesquisas realizadas nos agrupamentos em que o sinal analógico será desligado daqui a 60 dias. Em São Luís (MA) e mais nove cidades o índice medido foi 92% dos domicílios aptos a receber o sinal digital. O desligamento no Maranhão está previsto para 28 de março, mesma data em que também deverá haver ‘apagão’ em Bauru (já com 88% dos lares prontos), Presidente Prudente (84%) e São José do Rio Preto (80%).


TICs em Foco - TRANSFORMAÇÃO DIGITAL
Prever. Prevenir. Detectar e Responder

Essas são a exigência da remodelagem da gestão de riscos e da segurança organizacional nas corporações.

Parceira da Telebras amplia WiFi via satélite no México para áreas urbanas

Dois anos depois de começar a explorar banda larga satelital em áreas remotas do país, como promete fazer no Brasil, a empresa americana Viasat anuncia conexões de 100 Mbps e preços para competir com internet fixa.

CPFL: É preciso predisposição para se ter um consenso no uso dos postes

"Não é fácil, mas é preciso existir um alinhamento. Estão todos do mesmo lado", diz o diretor da CPFL, André Luiz Gomes.

Swap de fibras é mandatório para levar banda larga em regiões desassistidas

Compartilhamento de infraestrutura é essencial para reduzir custos e definir modelos de negócios nas cidades onde as teles não investiram, observa o CEO da UmTelecom, Rui Gomes.

Brasil precisa quebrar barreiras para ter um governo único digital

"O cidadão é o mesmo no município, no Estado e no governo federal. Tem de existir um atendimento único. Não pode ter briga com as Prods. Esse é o nosso desafio", afirma o diretor de Operações do Serpro, Iran Porto.

Telebras considera preços defendidos pelo TCU como 'sugestão', não como 'obrigação'

Presidente da estatal, Jarbas Valente, espera concluir negociações com a Viasat antes do prazo de 90 dias determinado pelo Tribunal.

TCU libera GESAC, mas exige mudanças no contrato entre Telebras e Viasat

Tribunal de Contas reconheceu como válida a inexigibilidade de licitação pela Telebras. Também entendeu como legal o acordo firmado com a Viasat, mas exigiu uma renegociação de condições financeiras mais favoráveis.



  • Copyright © 2005-2018 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G