TELECOM

Ministério Público do Rio tenta derrubar acordo de credores da Oi

Luís Osvaldo Grossmann ... 01/02/2018 ... Convergência Digital

O Ministério Público do Rio de Janeiro apresentou recurso contra a decisão da 7ª Vara Empresarial de homologar o resultado da assembleia de credores da Oi, aprovando o plano de recuperação lá apresentado. Para o MPRJ, o tratamento dado à dívida com a Anatel não tem amparo legal. Além disso, sustenta que a proposta precisaria ter sido aprovada antes pelos acionistas da operadora. 

“Não se pode ignorar que a Lei 13.494/17 tenha previsto tratamento completamente diverso no que diz respeito à forma de pagamento dos mesmos. Enquanto não editado outro diploma legal para regular a matéria, é essa a norma que deve nortear a forma de correção e amortização dos débitos e não o plano aprovado na AGC”, sustenta o pedido do MPRJ. 

Vale lembrar que a própria agência votou contrariamente à aprovação do plano, exatamente por entender que a legislação não permite o parcelamento dessa dívida da forma como prevista no plano de recuperação judicial. O argumento, no entanto, foi diferentes vezes descartado pelo Juízo da 7ª Vara Empresarial, onde corre a recuperação da Oi. 

Sustenta ainda o MPRJ que o plano precisaria passar pelo crivo de uma assembleia geral de acionistas da Oi. Para o Ministério Público, a Oi é empresa com ações na bolsa de valores e deve respeitar regras da CVM e da Lei das S/A (6.404/76). 

“Não seria desejável que o desatendimento à LSA desse ensejo a futuras querelas em torno dos direitos políticos conferidos por ações eventualmente não emitidas regularmente, ou cuja emissão foi fruto de deliberação que se repute nula. No caso de não se obter a devida formalização e concretização das medidas aprovadas pela AGC por parte dos acionistas ter-se-á hipótese de descumprimento do plano.”


Internet Móvel 3G 4G
‘Horário nobre’ derruba velocidade da internet móvel pela metade no Brasil

Sem congestionamento, madrugada tem média de 28 Mbps no Brasil. Mas às oito da noite, quando há uma maior demanda de uso, a média  fica em 16 Mbps.  Oscilação é considerada 'normal' nas redes móveis. Alívio virá, revela estudo da Opensignal, com o desembarque do 5G.

Painel Telebrasil 2019
A 63ª edição do principal encontro institucional de lideranças do setor de telecomunicações e TICs acontecerá entre os dias 21 e 23 de maio de 2019, em Brasília. Saiba mais em paineltelebrasil.org.br
Veja o vídeo

Embratel usa Banda KA para expandir banda larga fixa e IoT

Diretor Executivo da Embratel Star One, Gustavo Silbert, explica que o serviço IPSAT terá um ponto concentrador dos dispositivos de IoT para levar comunicação às áreas remotas.

Teles vão ao STF contra lei que obriga atendimento em 15 minutos

Nova ação direta de inconstitucionalidade argumenta competência federal sobre telecom para questionar a lei aprovada em São Paulo que dispõe sobre o tempo de espera nas lojas das operadoras.

EUA vai banir Huawei e sugere cortar parcerias com quem não imitar

Em visita ao leste europeu, o secretário de Estado americano, Mike Pompeo, diz que o uso de equipamentos de telecomunicações chineses “dificultam parcerias”.

Teles questionam no STF leis sobre cobrança e desbloqueio de celular

Em duas ADIs, empresas reclamam que leis do Rio de Janeiro invadiram a competência federal para tratar de telecomunicações.




  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G