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TIM prioriza big data para fidelizar cliente 'com nome e sobrenome'

Convergência Digital
Ana Paula Lobo - 06/02/2018

A TIM se preparou no último ano para ser protagonista no mercado brasileiro de Telecomunicações e o desempenho financeiro sólido será o motor para novas ações para fidelizar os clientes, reportou o presidente da TIM Brasil, Stefano De Angelis, na teleconferência de resultados, realizada nesta terça-feira, 06/02.

Uma das medidas tomamdas em 2017 foi a de ganhar mercado sem perder receita, o que de certa maneira, explica a ação da TIM no pré-pago onde teve uma forte limpeza de base, que provocou a perda do segundo lugar no ranking nacional para a Claro.

"Tivemos uma abordagem muito prudente no pré-pago. A ideia é cada vez mais aumentar o ARPU do cliente. A oferta diária é esporádica. Queremos ter o cliente mais tempo. E fazendo essa limpeza ainda estamos na liderança", reportou De Angelis.

Os canais digitais ganham força na nova diretriz de atuação. "Investimos na digitalização. As interações humanas caíram 7% em 2017. Aumentamos o ticket médio da recarga no pré-pago. A proposta é personalizar e sensibilizar cada vez mais o contato com o usuário", explicou o presidente da TIM Brasil.

Uma das ações anunciadas é criar, a partir de julho, ofertas com 'nome e sobrenome', ou seja, ofertas individualizadas. Para isso, a TIM vai usar os dados compilados da sua própria base. "Essas ofertas serão personalizadas e não vão estar na mídia. A ideia é oferecer o melhor e em contrapartida ter a fidelização do usuário", observou o COO da TIM Brasil, Pietro Labriola.

Com relação à concorrência no mercado, o presidente da TIM Brasil, Stefano De Angelis, diz que o cenário brasileiro é muito competitivo e tirando uma ou outra ação mais agressiva, há uma similaridade com o mercado internacional. Hoje, acrescentou, é o fenômeno da oferta multiplicada do Gigabyte em dados. "Esse é o momento mundial", salienta.

Não por acaso, a TIM quer ser agressivo internamente, mais do que para o mercado em geral, com a oferta personalizada. "Fomos os primeiros a aumentar a duração do gigabyte na oferta semanal do pré-pago, e depois de um certo tempo, todo o mercado adotou. Isso é normal e incremental. O diferencial é evitar o churn de clientes e é isso que vamos fazer", completou Stefano De Angelis.

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