TELECOM

Senado atrela renovação de outorgas ao bloqueio de celular em presídio

Luís Osvaldo Grossmann ... 08/02/2018 ... Convergência Digital

O Senado Federal aprovou na quarta, 7/2, o projeto de lei 32/18, em mais um texto legal que versa sobre a obrigatoriedade de instalação de bloqueadores de celular em presídios do país. De um lado, o projeto atende uma sugestão das operadoras de que seja utilizado o Fundo Penitenciário Nacional para financiar a instalação desses equipamentos. Mas uma emenda abre brecha para repassar esse custo para as empresas. 

Uma das duas emendas aprovadas, de autoria do senador Romero Jucá, atrela a concessão de novas outorgas ou mesmo a renovação das já existentes ao cumprimento do bloqueio. Além disso, prevê que a partir dessa renovação o custo seja repassado às empresas. Para isso, insere um novo artigo na Lei Geral de Telecomunicações (9472/97): 

“Art. 135-A A concessão de novas outorgas atuais para prestação de serviços de telecomunicações móveis de interesse coletivo, bem como a renovação das atuais, fica condicionada à obrigação de instalação, custeio e manutenção do bloqueio de sinais de tele e radiocomunicações em estabelecimentos prisionais. Parágrafo único. No caso da instalação de bloqueadores prevista no caput ter sido feita pelo Poder Público, nos termos do inciso XVIII do art. 3º da Lei Complementar nº 79, de 7 de janeiro de 1994, caberá às prestadoras, a partir da renovação da outorga, o custeio e a manutenção do bloqueio.”

A proposta original, apresentada pelo presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE) dá 180 dias para a instalação dos bloqueadores nos presídios. A outra emenda aprovada, de Lasier Martins (PSD-RS), prevê que caberá à União proceder com a instalação dos equipamentos. 

“Os bloqueadores de telecomunicação para telefones celulares, radiotransmissores e outros meios, conforme determinado pelo art. 4º da Lei n° 10.792, de 1º de dezembro de 2003, deverão ser instalados pela União, com a colaboração dos Estados e do Distrito Federal, no prazo máximo de cento e oitenta dias a contar da publicação desta Lei.”

O projeto segue para a Câmara, que no fim de 2017, um projeto (3019/15) com o mesmo objetivo, mas que deixa a obrigação diretamente com as operadoras, sob pena de multas que podem chegar a R$ 1 milhão. 

Em 10 dias, operadoras bloqueiam 1 em cada 344 celulares

Sistema que desabilita aparelhos sem identificação internacional IMEI bloqueou até aqui 37 mil celulares no Distrito Federal e em Goiás, menos de 0,3% do total.

Claro e TIM saem na frente na disputa por R$ 340 milhões em ativos da Cemig Telecom

Empresa promete ter o edital de venda pronto até o final de maio. É uma rara oportunidade para a aquisição de ativos de rede no País.

Operadoras começam a bloquear celulares piratas

Nesta terça-feira, 8/5, os telefones móveis sem IMEI válido habilitados a partir de 22/3 recebem as mensagens de que deixarão de funcionar na quarta-feira, 9/5. Os celulares comprados no exterior, desde que certificados na Anatel, vão continuar funcionando, avisa a agência reguladora.

Anatel volta a negar corte no preço na TV paga por exclusão dos canais Simba

Para agência, saída dos canais da Record, SBT e RedeTV! das grades de empresas de televisão por assinatura não é motivo para intervenção nos valores.

EUA e Brasil lideram fuga de assinantes na TV paga

Estudo com 14 países aponta, no entanto, que em oito deles as empresas estão conseguindo aumentar as receitas apesar da redução na base. O Brasil é um deles.

Telebras nomeia Roberto Pinto Martins para a diretoria

Martins, que já foi da Anatel e dos ministérios de Ciência e Tecnologia e das Comunicações, assume a diretoria técnico operacional.


Veja a revista do 61º Painel Telebrasil 2017
Revista do 61º Painel Telebrasil 2017
A edição de 2017 do Painel Telebrasil enfatizou a necessidade de atualização do modelo de telecomunicações e a definição de uma agenda digital para o País.

Painel Telebrasil 2017 - Cobertura Especial ConvergênciaDigital


Clique aqui e acompanhe a cobertura completa do Painel Telebrasil 2017

  • Copyright © 2005-2018 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G