TELECOM

Justiça impõe derrota aos acionistas minoritários da Oi

Luís Osvaldo Grossmann ... 08/02/2018 ... Convergência Digital

A direção da Oi obteve nesta quinta, 8/2, uma liminar da 7ª Vara Empresarial do Rio de Janeiro, onde corre a recuperação judicial, que suspende os efeitos da Assembleia Geral Ordinária realizada na véspera a pedido de acionistas minoritários, a pedido da Pharol (ex-Portugal Telecom). Ainda na disputa pelo controle da operadora, parte dos acionistas, como os portugueses e o fundo Société Mondiale, fizeram a reunião e nela resolveram substituir a diretoria. 

“A questão é singela. Indaga-se. Um grupo de acionistas pode realizar uma assembleia, que visa, entre outros objetivos, não cumprir uma decisão judicial? A resposta é desenganadoramente negativa. Aliás, a nenhuma pessoa é dada tal possibilidade, muito menos, como no caso em tela, aos sócios minoritários”, diz o juiz substituto da 7ª Vara Empresarial, Ricardo Campos. 

Na AGE, convocada pela Pharol, acionistas com cerca de um terço do capital da Oi decidiram por ação de responsabilidade contra a diretoria da operadora e ato contínuo destituíram o presidente, que acumula função de diretor jurídico, e o diretor financeiro, indicando para seus lugares nomes ligados ao Pharol, que detém 22,23% do capital da supertele. São acionistas descontentes com o plano de recuperação aprovado em dezembro pelos credores, particularmente pela forte diluição de suas participações na operadora. 

“O plano de recuperação certamente não se amolda a todos os desejos dos credores ou dos acionistas, e certamente os seus termos, como é normal, desagradam interesses, porém o mesmo foi realizado no melhor interesse da atividade empresária, objetivando o princípio maior da preservação da empresa”, diz ainda o juiz na decisão desta quinta, lembrando que já tinha, em despacho anterior, negado a possibilidade de atos extrajudiciais, como a AGE, de afetarem a recuperação. 

Como resultado, a decisão é no sentido de que “intime-se com urgência, por Oficial de Justiça plantonista à JUCERJA e a Comissão de Valores Mobiliários - CVM, para que se abstenham de arquivar a ata da referida AGE da Oi S.A. em recuperação Judicial, ou se já o tiver sido feito, que as mesmas sejam suspensas, até ordem judicial posterior, deste Juízo”.


Internet Móvel 3G 4G
‘Horário nobre’ derruba velocidade da internet móvel pela metade no Brasil

Sem congestionamento, madrugada tem média de 28 Mbps no Brasil. Mas às oito da noite, quando há uma maior demanda de uso, a média  fica em 16 Mbps.  Oscilação é considerada 'normal' nas redes móveis. Alívio virá, revela estudo da Opensignal, com o desembarque do 5G.

Painel Telebrasil 2019
A 63ª edição do principal encontro institucional de lideranças do setor de telecomunicações e TICs acontecerá entre os dias 21 e 23 de maio de 2019, em Brasília. Saiba mais em paineltelebrasil.org.br
Veja o vídeo

Embratel usa Banda KA para expandir banda larga fixa e IoT

Diretor Executivo da Embratel Star One, Gustavo Silbert, explica que o serviço IPSAT terá um ponto concentrador dos dispositivos de IoT para levar comunicação às áreas remotas.

Teles vão ao STF contra lei que obriga atendimento em 15 minutos

Nova ação direta de inconstitucionalidade argumenta competência federal sobre telecom para questionar a lei aprovada em São Paulo que dispõe sobre o tempo de espera nas lojas das operadoras.

EUA vai banir Huawei e sugere cortar parcerias com quem não imitar

Em visita ao leste europeu, o secretário de Estado americano, Mike Pompeo, diz que o uso de equipamentos de telecomunicações chineses “dificultam parcerias”.

Teles questionam no STF leis sobre cobrança e desbloqueio de celular

Em duas ADIs, empresas reclamam que leis do Rio de Janeiro invadiram a competência federal para tratar de telecomunicações.




  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G