INCLUSÃO DIGITAL

Governo formaliza Telebras como operadora do programa Internet para Todos

Luís Osvaldo Grossmann ... 09/02/2018 ... Convergência Digital

O Diário Oficial da União desta sexta-feira, 9/2, traz portaria do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações que credencia a Telebras como operadora do programa Internet para Todos, política de inclusão digital que se vale do antigo Gesac (Governo Eletrônico – Serviço de Atendimento ao Cidadão) para uma oferta de conexões à internet em áreas desatendidas. 

O internet para todos prevê condições subsidiadas para a conectividade a partir de acordos com prefeituras, o que inclui isenção de tributos e local para instalação de equipamentos. Em tese, trata-se de um programa em que qualquer operadora pode se credenciar, mas até aqui apenas a estatal demonstrou interesse – e a promessa de instalar pelo menos 15 mil pontos ainda em 2018. 

Vale lembrar que em dezembro o MCTIC já tinha publicado a inexigibilidade de licitação para a Telebras ficar também com a versão antiga do Gesac, pela qual a União remunera quem fornece conexões a pontos remotos, como unidades de saúde, telecentros, aldeias, etc. 

O Gesac é atualmente tocado por Embratel e Oi mas com conexões abaixo de 1Mbps. A promessa é que elas serão turbinadas para 10 Mbps. Na prática, o mercado privado acabou deixando de presente para a estatal quando não quis participar do leilão de capacidade do satélite de banda Ka no ano passado. 


TICs em Foco - TRANSFORMAÇÃO DIGITAL
Prever. Prevenir. Detectar e Responder

Essas são a exigência da remodelagem da gestão de riscos e da segurança organizacional nas corporações.

Dois anos depois, só Sky tem estações licenciadas para uso de sobras de 2,5 GHz

Das 110 empresas que compraram lotes em dezembro de 2015, 89 concluíram o procedimento de outorga, mas pate já está pedindo à Anatel mais prazo para entrar em operação. 

França vai banir celulares em escolas a partir de 2018

Anúncio foi feito pelo ministro da educação do país, Jean-Michel Blanquer. Medida valerá para estudantes menores de 15 anos. 

Unicef alerta que acesso à internet só pelo smartphone amplia fosso digital

Para entidade, aparelhos móveis não podem ser considerados substitutos equivalentes porque restringem o tipo e a qualidade do conteúdo acessível. 

Telebras vai assumir Gesac por cinco anos e R$ 663,5 milhões

Estatal já garantiu o contrato por inexigibilidade de licitação, conforme publicado nesta sexta, 8/12, no Diário Oficial. Meta será conexão de 15 mil pontos com acessos de 10 Mbps. 

Telebras prevê comprar 200 mil antenas para oferecer internet via satélite

“É o que a gente vai deixar. Caso as empresas não queiram em determinado lugar, o Decreto 7175/2010 permite que a Telebras faça diretamente”, afirmou o diretor técnico da estatal, Jarbas Valente, em audiência na Câmara. 

PNAD 2016: celular quase encosta em TVs nos lares brasileiros

Pesquisa do IBGE mostra que, em 2016, em 92,3% dos domícilios pelo menos um morador possuía um telefone celular. As TVs estão presentes em 97,4% dos domícilios. O acesso à Internet chegou a 63,6% dos domicílios, com o celular ganhando fácil dos PCs e tablets. 



  • Copyright © 2005-2018 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G