INOVAÇÃO

BB investe R$ 14 milhões em IA e libera transações bancárias no Messenger, do Facebook

Ana Paula Lobo ... 22/02/2018 ... Convergência Digital

O Banco do Brasil é o primeiro banco do país a usar a Inteligência Artificial para usar as redes sociais para transações bancárias. Um piloto - que deverá durar até o final do ano - está acontecendo com cerca de 1000 clientes e um grupo de funcionários para permitir transações bancárias no Messenger, do Facebook, sem precisar usar o serviço de internet banking ou o aplicativo do banco. Estão sendo liberadas as transações: consulta de extrato da conta-corrente e informações sobre cartão de crédito como fatura, solicitação de segunda via e liberação de uso. Para expandir o uso da Inteligência Artificial, o BB investiu R$ 14 milhões.

"São recursos em desenvolvimento, contratação da plataforma Watson, software, hardware e tempo de serviço dos nossos desenvolvedores", explicou o diretor de TI do Banco do Brasil, Gustavo Fosse, em entrevista coletiva nesta quinta-feira, 22/02, na capital paulista. O banco assegura que a troca de informações nas interações com os clientes são criptografadas e nenhum dado fica na nuvem do Watson, da IBM.

"A privacidade dos dados é uma responsabilidade nossa. O ambiente de produção é nosso", reforçou Fosse. Nessa primeira fase, as transações envovem assuntos relacionados às transações com cartões OuroCard, do BB e Visa. Desde agosto do ano passado, o BB utiliza o assistente virtual, baseado no Watson, da IBM. Dados da instituição revelam que foram realizadas mais de 500 mil interações e cerca de 60 mil clientes respondidos.

A interação pelo chatbot representa, hoje, 70% dos atendimentos feitos pelo BB na rede social. "Não estamos fazendo uma simples migração de aplicação para um novo canal. Não estamos portando o nosso aplicativo para as redes sociais. Estamos estabelecendo um novo modelo de atendimento ao cliente", observou ainda Gustavo Fosse.

Outras redes sociais podem vir a se juntar o Messenger. A negociação mais adiantada é com o WhatsApp Business, também do Facebook, que deve ser fechada ainda neste primeiro semetre. Mas a instituição também negocia com o Twitter, o Telegram e todas as redes. "Queremos aumentar o leque e estar nas redes sociais", sustentou o diretor de TI. O diretor de parcerias de plataforma do Facebook para América Latina, Diego Moreira, os serviços bancários são apenas uma parte das oportunidades que despontam para o serviço de mensageria.

A presidente da IBM América Latina, Ana Paula Assis, revelou que a plataforma Watson está sendo usada, hoje, em 10 segmentos da economia nacional. "O BB não foi o primeiro banco do Brasil a adotar o Watson, mas é pioneiro nessa interligação do Watson com as redes sociais", pontuou O vice-presidente de Produtos da Visa Brasil, Percival Jatobá, lembrou que a era de produtos está acabando. "O cliente exige a solução para o seu problema. O uso das redes sociais resolve um problema do cliente", reforçou. A instituição, antecipou Gustafo Fosse,também vai aderir ao uso de chatbots como advisors. "Só não defino prazo. Estamos em desenvolvimento", disse o executivo.


Cloud Computing
Nuvem pública do governo federal começa com apenas nove órgãos

Dos vinte órgãos que manifestarm interesse, apenas nove confirmaram e terão acesso à nuvem do governo federal, que tem pregão estimado para acontecer no quarto trimestre de 2018. A cotação de preços junto aos fornecedores já foi iniciada.

TICs em Foco - TRANSFORMAÇÃO DIGITAL
Prever. Prevenir. Detectar e Responder

Essas são a exigência da remodelagem da gestão de riscos e da segurança organizacional nas corporações.

Prefeitura de São Paulo lança prêmio para fomento à inovação

Premia Sampa irá destacar ideias inovadoras para a gestão eficiente da cidade e boas práticas da administração municipal.

Robôs viram os novos fiscais do Governo

Rival do WhatsApp, gaúcha Rocket.chat interliga 150 mil servidores

Plataforma de mensageria corporativa contabiliza 10 milhões de usuários. Até final do ano, a empresa vai lançar uma solução para transações via chat.

Blockchain é a globalização para países como o Brasil

"Blockchain tem de ser pública e open source para abrir oportunidades", sustenta o empreendedor Henry Liu, que, hoje, vive em Austin, no Texas, mas já morou na China e no Japão.

camara-e.net contabiliza 78 insurtechs em atividade no Brasil

Crescimento no segmento ficou acima de 200% nos últimos 12 meses. Em 2017, a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônica somava 25 insurtechs, que são as fintechs do mercado de seguros.



  • Copyright © 2005-2018 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G