SEGURANÇA

O custo financeiro do cibercrime entrou no orçamento das corporações

Ana Paula Lobo ... 23/02/2018 ... Convergência Digital

O custo financeiro do cibercrime entrou, de verdade, no orçamento das corporações. O relatório de cibersegurança da Cisco mostra que mais de metade de todos os ataques resultaram em danos financeiros superiores a US$500.000, incluindo, entre outros, perda de receita, clientes, oportunidades e custos diretos. A má notícia é que os ataques estão aumentando em velocidade e complexidade. Internet das Coisas desponta como pesadelo para os gestores de segurança.

"Não há dúvida que os malware e os ransomware vão se multiplicar. O Wanna Cry, por exemplo, não teve o intuito de roubar e causar prejuízo financeiro. Se tivesse, o impacto serias muito maior. Mas vão vir malware com esse intuito", informou Ghassan Dreibi, gerente de desenvolvimento de negócios de segurança para a América Latina da Cisco, em entrevista ao Portal Convergência Digital.

No Brasil, a Internet das Coisas tem se tornado um pesadelo para os gestores de Tecnologia. Tanto é assim que 23% dos entrevistados do relatório assumiram ter sofrido ataques na automação. "Tem que se fazer muito diante dos objetos conectados e faltam especialistas em segurança no país", salienta Dreibi. O 11º Relatório Anual de Cibersegurança (ACR, sigla em inglês) de 2018 da Cisco, que ouviu 3600 diretores de segurança da Informação, informa ainda que houve um incremento de 50% no tráfego da Internet criptografado.

O estudo também revela que, no ano passado, 25% dos profissionais de segurança disseram que usaram produtos de 11 a 20 fornecedores, em comparação com 18% dos profissionais de segurança em 2016. Os especialistas também reportaram que 32% das violações afetaram mais da metade de seus sistemas, em comparação com 15% em 2016.

A pesquisa mostra ainda que o uso da nuvem está crescendo e que os atacantes aproveitam a falta de segurança avançada. O relatório aponta ainda que 27% dos profissionais de segurança disseram que estão usando nuvens privadas off-premises, em comparação com 20% em 2016. Cinquenta e sete por cento dos entrevistados disseram também que hospedam redes na nuvem pelo motivo de uma segurança de dados melhor; 48%, devido à escalabilidade; e 46%, por causa da facilidade de uso.


NEC - Conteúdo Patrocinado - Convergência Digital
Multibiometria: saiba como ela pode cuidar da sua segurança digital

Plataforma Super Resolution, que integra espaços físicos e digitais, será apresentada pela primeira vez no Brasil no Futurecom 2018. Um dos usuários da solução é o OCBC Bank, de Cingapura. A plataforma permite o reconhecimento instantâneo das pessoas à medida que se aproximem da agência.

Ransomware Sodin ataca vulnerabilidade desconhecida do Windows

Ransomware adota uma técnica chamada de 'Heaven's Gate', que permite um programa mal-intencionado executar código de 64 bits de um processo em execução de 32 bits, o que não é uma prática comum e mais incomum em ransomware, alerta a Kaspersky.

Governo do Rio contrata reconhecimento facial da Oi para o Maracanã

Solução -que permite localizar pessoas e veículos suspeitos e identificar padrões de comportamento e situações de riscos- será usada na partida final da Copa América 2019. Os dados coletados são de domínio do Governo do Rio de Janeiro. Os valores do acerto não foram revelados.

Quase 1000 brasileiros caem por hora em golpe do dinheiro fácil no WhatsApp

Ataque, que circula há sete dias, já atingiu 180 mil pessoas. Elas caem no golpe que promete liberar 13° salário para beneficiários do Bolsa Família.

Brasileiros têm pé atrás e classificam criptomoedas como 'moda que vai passar'

Estudo global da Kaspersky mostra o quanto a criptomoeda está distante de se tornar uma forma comum pde pagamento. Quase 40% dos brasileiros dizem que as criptomoedas são voláteis e não vão durar para sempre. Quase 20% dizem que as criptomoedas estão apenas 'na moda' e 3% admitiram já terem sido vítimas de fraudes.



  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G