Convergência Digital - Home

Computação em nuvem exige uma mudança imediata na lei de compras governamentais

Convergência Digital
Ana Paula Lobo e Rodrigo dos Santos - 27/02/2018

A legislação de compras governamentais no Brasil é, atualmente, o maior entrave para a aceleração da oferta de serviços digitais por parte do poder público, afirma o diretor de vendas da Amazon Web Services, Paulo Cunha. "A legislação é muito anterior à inovação digital", observa o executivo.

Em entrevista à CDTV, do portal Convergência Digital, Paulo Cunha, lamenta o fato de a atual legislação não permitir, por exemplo, pagar menos pelo uso da tecnologia. "É uma antítese. A escalabilidade até é permitida, mas não se pode pagar menos. Esse é um dado a ser modificado o quanto antes", observa.

Paulo Cunha vai participar do painel Governo Digital e Desburocratização para um Brasil eficiente, que será realizado no dia 15 de março, no 3º Seminário Brasscom Políticas Públicas & Negócios, que acontecerá em Brasília. O executivo se mostra otimista. "Há muito sendo feito no poder público para a inovação digital”, diz. Um exemplo é o do Governo do Ceará. "Os projetos lá estão tendo um ciclo inferior a 30 dias", acrescenta.

Com relação a adoção de computação em nuvem no meio empresarial, Paulo Cunha, diz que a cloud computing caminha para se tornar uma grande nuvem pública. "A GE é um bom exemplo e já levou 70% das suas aplicações para a nuvem". O executivo destacou ainda a necessidade de se priorizar cloud. "O Chile é o primeiro país na América Latina que exige que os projetos de cloud venham à frente da TI tradicional", conta. Assistam a entrevista com o diretor de Vendas da AWS, Paulo Cunha.

Facebook Twitter Google+ LinkedIn Email Addthis


Bradesco, Dataprev e Equinix são destaque em datacenter no Brasil
Organizações foram as vitoriosas da edição 2017 do DCD Awards da América Latina. Conheça os destaques da região no segmento de datacenters.

Destaques
Destaques

Apenas 16% das PMEs brasileiras usam capacidade de processamento em nuvem

O dado faz parte da pesquisa TIC Empresas 2017, que pela primeira vez, avaliou a adoção de serviços cloud pelas pequenas e médias empresas no País. O e-mail na nuvem é o serviço mais usado, com 27%.

Por 5G, TIM Brasil terá 21 data centers virtualizados no Brasil

O diretor de engenharia da TIM Brasil, Marco Di Constanzo, revelou que a operdora terá 10 data centers virtualizados até o final deste ano. Piloto oficial do 5G acontecerá com a liberação da faixa 3,5GHz.



Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Veja mais artigos
Veja mais artigos

Mão de obra é o "Calcanhar de Aquiles" da Inteligência Artificial

Por Eduardo Prado*

Em artigo exclusivo para o Convergência Digital, o consultor Eduardo Prado, mostra como os gigantes da tecnologia travam uma dura batalha para conseguir fidelizar os especialistas existentes. Ele também adverte: há uma busca desenfreada pela competência em IA.

A IA traz emoção e empatia às "máquinas"

Por Eduardo Prado*

Imagine se as tecnologias – assistentes virtuais (tipo Alexa da Amazon), veículos autônomos, aparelhos de televisão, frigoríficos conectados, telefones celulares – estivessem cientes das suas emoções? E se elas percebessem o seu comportamento não-verbal em tempo real?


Copyright © 2005-2016 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site