INCLUSÃO DIGITAL

TV Digital: "Feirões' de conversores atraem consumidores no interior de SP

Luís Osvaldo Grossmann* ... 28/02/2018 ... Convergência Digital

Há um mês do desligamento dos sinais analógicos na região de São José do Rio Preto, no interior de São Paulo, cerca de 50 mil dos 250 mil domicílios afetados ainda precisam se preparar para o ‘apagão’ agendado para o dia 28 de março. Até aqui, a pesquisa do Ibope indicou que 80% dos lares estão prontos, mas restam somente 10 mil kits de antena e conversor para serem entregues às famílias de baixa renda. 

Ainda assim, o presidente da Anatel e do grupo de implementação da digitalização, Juarez Quadros, que esteve na cidade para a entrega simbólica do kit 38 mil na região, diz que será possível bater nos 90% de domicílios preparados em mais 30 dias de trabalho. 

Faltam somente 10 mil kits a serem entregues na região, que além de Rio Preto inclui outros 20 municípios. Cerca de outros 40 mil lares dependerão de esforços próprios para conseguirem receber os sinais da TV Digital a partir das 0h de 29 de março próximo. 

Daí que uma das estratégias da equipe da Seja Digital, o braço operacional da transição, é promover ‘feirões’ em que o comércio local reduz os preços dos equipamentos – promoções que tendem a oferecer por cerca de R$ 90 conversores que normalmente custariam quase o dobro. “O brasileiro não consegue ficar sem televisão, mas tem gente que deixa para o último dia”, apontou o presidente da Seja Digital, Antonio Martelleto. 

*Luis Osvaldo Grossamann viajou a São José do Rio Preto a convite da Seja Digital


TICs em Foco - TRANSFORMAÇÃO DIGITAL
Prever. Prevenir. Detectar e Responder

Essas são a exigência da remodelagem da gestão de riscos e da segurança organizacional nas corporações.

Viasat: TCU controla viabilidade de acordo com Telebras

Segundo a vice presidente da empresa, Lisa Scapone, a demanda existe e pode ser medida pelo Gesac, mas operação comercial no Brasil depende dos ajustes no contrato para uso do satélite nacional.

PC fica cada vez mais distante da população mais pobre no Brasil

Dados do IBGE revelam que os mais pobres do País trocaram os PCs pelos celulares e tablets. A proporção da população com acesso à internet no domicílio passou de 67,9% em 2016 para 74,8% em 2017.

Parceira da Telebras amplia WiFi via satélite no México para áreas urbanas

Dois anos depois de começar a explorar banda larga satelital em áreas remotas do país, como promete fazer no Brasil, a empresa americana Viasat anuncia conexões de 100 Mbps e preços para competir com internet fixa.

Para TCU, políticas desconexas desperdiçam dinheiro com inclusão digital

Ao citar a política de Banda Larga, Tribunal observa que a falta de coordenação gera redundância, falta de isonomia e obstáculos à oferta de serviços.

CPFL: É preciso predisposição para se ter um consenso no uso dos postes

"Não é fácil, mas é preciso existir um alinhamento. Estão todos do mesmo lado", diz o diretor da CPFL, André Luiz Gomes.

Swap de fibras é mandatório para levar banda larga em regiões desassistidas

Compartilhamento de infraestrutura é essencial para reduzir custos e definir modelos de negócios nas cidades onde as teles não investiram, observa o CEO da UmTelecom, Rui Gomes.



  • Copyright © 2005-2018 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G