Home - Convergência Digital

Brasil precisa correr para capacitar os 800 mil funcionários de call center

Convergência Digital - Carreira
Ana Paula Lobo e Rodrigo dos Santos - 05/03/2018

O Brasil precisa correr para capacitar os 800 mil funcionários de call center por conta da migração do modelo de emprego da era digital, adverte o presidente do conselho de Administração da Brasscom e presidente da BRQ, Benjamim Quadros. Segundo ele, esses profissionais precisam ser capacitados o quanto antes porque o call center será robotizado pela evolução da tecnologia. "Esse é papel das empresas, do Estado e dos próprios profissionais. Há uma migração clara de empregos mais qualificados com o uso da Inteligência Artificial. Os empregos de hoje nessa área vão acabar", observa o executivo.

Em entrevista à CDTV, do portal Convergência Digital, Quadros comenta que a aprovação da lei de terceirização encerrou uma discussão sobre atividade fim e meio. Já a aprovação da nova lei trabalhista determinou uma redução nas ações trabalhistas, mas ainda há insegurança jurídica. "Temos que tratar de pontos ainda pendentes como a relação com os sindicatos e outras questões. Esperamos que todas essas arestas sejam aparadas até o fim deste ano".

Sobre o perfil do profissional da era do emprego digital, Quadros diz que, hoje, quando se pensa em Tecnologia, sem pensa em performance de time. "Não há mais espaço para o especialista sozinho. Ele precisa fazer parte de uma equipe e entenda que tem de gerar valor ao negócio", define. O executivo observa: a empresa dele tem, hoje, 256 vagas em aberto.

"Não há abundância de especialistas de TI no mercado".  Os desafios do emprego na Era Digital e Modernização das Leis Trabalhistas é tema de painel no 3º Seminário Brasscom Políticas Públicas & Negócios, que acontece nos dias 14 e 15 de março, em Brasília. Assistam a entrevista com Benjamim Quadros, conselheiro da Brasscom e presidente da BRQ.

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:

23/05/2018
Anatel: Cobertura de satélite para no Tratado de Tordesilhas

23/05/2018
Sem novas fontes de recursos, MCTIC volta a apostar no Fust

23/05/2018
No Brasil, redes 3G podem ser desligadas antes das 2G

22/05/2018
Manicômio tributário mata as empresas no Brasil

22/05/2018
Por 5G, TIM Brasil terá 21 data centers virtualizados no Brasil

03/04/2018
TCU: Apenas 14 órgãos têm índices de governança aceitáveis

23/03/2018
A profissão de hoje em TI é a do desenvolvimento de algoritmos

23/03/2018
Acesso universal à saúde passa por sistema único de dados na nuvem

22/03/2018
TCU manda Serpro e Dataprev mudarem planos de negócio

21/03/2018
Pagar imposto tem de ser menos complicado no Brasil

Veja mais artigos
Veja mais artigos

eSocial desafia a rotina dos Recursos Humanos

Por Juliana Andrade*

Chegou a hora de as empresas tirarem proveito da robotização, especialmente, na análise de cadastros para observar se há ou não alguma informaçaõ que destoe da atualidade. O regime fiscal online exige a reparação dos dados.

Destaques
Destaques

Juízes do Trabalho: Reforma trabalhista só vale depois da sua entrada em vigor

Decisão foi tomada por mais de 700 juízes e desembargadores. Para eles, a Lei 13.467/2017 só deve valer para processos e contratos iniciados após 11 de novembro de 2017, quando a legislação entrou em vigor.

Lei Trabalhista: TST decide que demissão só pode ser homologada no sindicato

Tema é controverso, mas o ministro Alexandre Agra Belmonte decidiu em setença que "se o empregado tiver mais de um ano de serviço, o pedido de demissão somente terá validade se assistido pelo seu sindicato".

Os 10 cargos em alta na TI para 2018

Conhecimento técnico não é mais o diferencial. Habilidades no relacionamento e de liderança estão pesando muito na hora da contratação.

Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Copyright © 2005-2015 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site