TELECOM

Projeto cria limites para uso do telemarketing

Luís Osvaldo Grossmann ... 07/03/2018 ... Convergência Digital

Está na Comissão de Defesa do Consumidor do Senado um novo projeto de lei com regras para a atividade de telemarketing. Pela proposta, fica definido que as ligações só podem ser feitas entre 10h e 21h, nos dias úteis, e até 13h no sábado. Além disso, fica proibido chamar o mesmo número mais de três vezes no mesmo dia. 

“O projeto foi concebido para frear uma realidade que hoje incomoda muitos brasileiros, os quais são diariamente assediados comercialmente mediante ligações telefônicas produzidas contra a vontade, de forma reiterada e persistente e em horas inoportunas”, defendeu o autor do PL 48/18, Roberto Muniz (PP-BA), na sessão desta quarta, 7/3. 

Pelo texto, é obrigatório definir uma tecla que permita a quem recebeu a ligação remover seu contato do cadastro do telemarketing por seis meses. Além disso, ficam proibidas ligações por meio de números telefônicos que não aceitem chamadas de retorno. O projeto veda, ainda, nova oferta que já tenha sido recusada. 

O relator do projeto na comissão, Armando Monteiro (PTB-PE), propôs uma única alteração no texto original, para estender o horário das chamadas nos dias úteis das 19h para 21h. “Grande parte dos negócios são realizados após as 19h”, sustentou o relator. 

Após a apresentação do parecer, nesta quarta, foi concedida vista coletiva, adiando uma votação para a próxima semana. Como tramita em caráter terminativo, se for aprovado segue direto para a Câmara dos Deputados. 


Revista do 62º Painel Telebrasil 2018
Veja a revista do 62º Painel Telebrasil 2018 Brasil Digital: O futuro é agora - é o tema da revista do Painel Telebrasil 2018.
Edição, com 104 páginas, consolida os debates realizados no evento, que reuniu a indústria de Telecomunicações.
Clique aqui para ver outras edições

Celulares terão que indicar taxa de radiação emitida

Ao revisar o regulamento que trata da exposição eletromagnética, Anatel prevê 120 dias para que os equipamentos vendidos tragam a informação nas caixas ou manuais.

TV paga: pirataria tem mais 'assinantes' que a Netflix no Brasil

Consultoria Business Bureau diz que a OTT possui 18% do mercado de assinatura de streaming de vídeo. A Globo Play fica na segunda posição, mas com apenas 4%. Pirataria no Brasil fica bem acima da média da América Latina.

Justiça mantém Pharol e Nelson Tanure fora da Oi até aporte de capital

Juiz Fernando Viana, da 7ªVara Empresarial do Rio de Janeiro, manteve a suspensão dos direitos políticos dos conselheiros e diretores da Oi ligados aos grupos.

GSMA: Parceria em conteúdo é melhor para teles que produção própria

Apesar de iniciativas em investir nesse campo, estudo da associação destaca que licenciamento de conteúdo é caminho mais realista para teles.



Painel Telebrasil 2017 - Cobertura Especial ConvergênciaDigital


Clique aqui e acompanhe a cobertura completa do Painel Telebrasil 2017

  • Copyright © 2005-2018 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G