Convergência Digital - Home

Vivo investiu R$ 125 milhões em expansão de data center em São Paulo

Convergência Digital
Ana Paula Lobo - 08/03/2018

A demanda por serviços digitais no Brasil fez a Vivo investir R$ 125 milhões na expansão do data center em Tamboré, São Paulo. A unidade foi ativada em 2012, com aportes de R$ 400 milhões. Hoje, a Vivo possui quatro data centers no país- dois próprios e dois compartilhados, um em São Paulo e outro em Curitiba, no Paraná. No mundo são 21 data centers da operadora.

Os negócios na área de data center no Brasil são divididos em quatro unidades centrais: soluções, que são a revenda de equipamentos e software, big data, com um time especializado em cientistas de dados como serviço, internet das Coisas/M2M, voltado para a automação de 'tudo' e segurança, como monitoramento de perímetro, estradas ou de presídios.

"Estamos crescendo muito na oferta de serviços para os clientes. Estamos transcendendo a questão da conectividade. Na prática, sabemos que não existe uma única resposta técnica para nuvem. É preciso customizar serviços para ter todo tipo de cliente", salientou a diretora de produtos e Inovações de B2B da Vivo, Debora Bortolasi. Com relação à concorrência, o vice-presidente B2B da Telefônica, Alex Salgado, sustentou que os tempos mudaram.

"Hoje somos agnósticos com relação à tecnologia. No B2B, nossos concorrentes têm soluções próprias nos seus data centers. O mercado corporativo quer cada vez mais falar com poucos fornecedores. Nós somos esse elo", pontuou Salgado. Com relação à nuvem pública, os planos estão mantidos e avançando. "Nossa plataforma OpenStack com a Huawei está crescendo. Vamos continuar nossa disputa com Amazon, Google e Microsoft. Temos a melhor equipe de suporte e de vendas", reforçou.

Salgado sustenta que no mercado corporativo o 'ranço' do atendimento final ao consumidor não existe. "Temos uma qualidade de serviços reconhecida pelo cliente. Nossos processos avançaram. Ser agnóstico à tecnologia é uma prova concreta e, não por acaso, estamos ganhando market share de provedores de data center mais antigos. No ano passado, com a crise, contratamos 400 profissionais para o B2B, em função da demanda dos clientes", afirmou o executivo, que não quis revelar a fatia do B2B na receita da operadora, apesar de garantir que ela já é 'relevante'.


PowerEdge MX - Conteúdo Patrocinado Dell EMC - Convergência Digital
Dell: fornecedor tem o papel de habilitar a transformação digital

A nova linha de servidores precisa ser a base do equilíbrio entre as aplicações do futuro e o legado das empresas para assegurar escala e preservar o investimento, observa o vice-Presidente Sênior e Gerente Geral da Dell EMC Brasil, Luis Gonçalves.


Destaques
Destaques

Com nuvem da Salesforce, Alelo se transforma em uma empresa de dados

Especializada na concessão de benefícios e controlada por Banco do Brasil e Bradesco, a Alelo fez uma transformação no seu front office de vendas. "Saber usar os dados para criar novos produtos é o nosso desafio", afirma o diretor de Marketing da Alelo, André Turquetto.

Data centers tradicionais perdem vez no mercado brasileiro

Pesquisa mostra que as empresas estão dispostas a diminuir em cerca de 2,5 vezes o uso das infraestruturas tradicionais. A nuvem privada também perde espaço para as nuvens híbridas.



Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Veja mais artigos
Veja mais artigos

Data Centers: agora é hora de ver acontecer

Por Gilberto Gonzaga*

O que recentemente era apenas uma tendência já pode ser observado na prática. A expectativa, agora, é que esses movimentos se consolidem cada vez mais e nos levem a uma nova era de conectividade, da qual a América Latina não ficará de fora.

Dados são os dividendos dos tempos atuais

Por Wilson Grava*

Cada vez mais, precisamos ser capazes de analisar e reagir rapidamente aos dados criados. Os últimos dois anos foram responsáveis pela geração de 90% dos dados existentes no mundo.


Copyright © 2005-2016 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site