Home - Convergência Digital

Inteligência Artificial não transforma o profissional em um inútil

Convergência Digital - Carreira
Convergência Digital - 16/03/2018

A inteligência artificial está cada vez mais presente no nosso dia a dia e já interfere diretamente no mercado de trabalho. E o professor especializado em neurociência e inteligência artificial Nelson Gonçalves, da FGV, destaca que não há nenhum problema em profissões serem substituídas pela tecnologia.

“A tecnologia sempre destruiu empregos. No caderno de empregos do jornal de 1972 os empregadores procuravam kardexista. Era um trabalho com um método de controle de estoque, baseado em uma planilha escrita à mão. Esse emprego foi varrido [pela tecnologia]. Ainda bem. Esse profissional foi fazer outra coisa”, disse Gonçalves durante o evento Data Driven, organizado pela empresa Neoway, especializada em big data, de acordo com reportagem do portal Info Money.

“É evidente que a tecnologia varre empregos, e sempre varreu, desde a revolução industrial. Não estamos diante de nenhum processo novo. Então essa apocalíptica de falar que a IA vai te desempregar, e te transformar em uma pessoa inútil, não faz sentido”, continuou o professor da FGV.

Ele listou algumas profissões que devem desaparecer, em algum momento, por conta do avanço da tecnologia e da inteligência artificial. “Olhando para frente e fazendo um exercício sério, dá para dizer que essas profissões vão ser ‘varridas’ pela inteligência artificial. Ou pelo menos o mercado de trabalho vai ficar muito mais restrito do que ele é hoje”, completou.

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:

12/09/2019
STF abre pregão de R$ 2 milhões para contratar inteligência artificial

04/09/2019
Petrobras busca startups para criar software para robótica e Inteligência Artificial

28/08/2019
Direct One recebe aporte de R$ 15 milhões para unir IA à cloud

26/08/2019
Uso de robôs vai crescer 10 vezes até 2030

20/08/2019
Intel embute Inteligência Artificial em chip para datacenters

15/08/2019
MediaTek quer levar Inteligência Artificial para o consumidor em IoT

08/08/2019
CPqD desenvolve plataforma open source de IA voltada ao agronegócio

07/08/2019
Há uma demanda enorme por profissionais para Inteligência Artificial

02/08/2019
Serpro reabre consulta para comprar solução de inteligência artificial

01/08/2019
Brasileiro tem pé atrás com as inovações da Inteligência Artificial

Veja mais artigos
Veja mais artigos

A urgência de cultivar talentos para TIC no Brasil e no mundo

Por Breno Santos*

A transformação digital ainda é um desafio para muitas empresas no Brasil e a aplicação estratégica das novas soluções deve acontecer por meio de equipamentos e mão de obra qualificada.

Destaques
Destaques

TICs vão demandar 700 mil novos profissionais na Indústria em cinco anos

Dados são do Mapa do Trabalho Industrial, feito pelo SENAI, que indicam ainda a urgência na qualificação de 10,5 milhões de trabalhadores em ocupações industriais por conta da indústria 4.0. Um dos especialistas em alta é o condutor de processos robotizados, com um incremento de 22% no número de vagas.

Dizer não é saudável para o ambiente de trabalho

A posição é defendida pelo diretor geral da Robert Half, Fernando Mantovani. Segundo ele, acumular tarefas e colocar prazos em conflito é um risco alto.

Técnicos são os que mais procuram especialização em Big Data

Cursos voltados para desenvolvimento Full Stack e Segurança Cibernética também são bastante demandados. No caso do big data, dos alunos formados nesta área, 45% possuem mais de 10 anos de experiência (sênior); 36% até nove anos (pleno) e 19% até três anos (recém-formados).

Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Copyright © 2005-2015 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site