Home - Convergência Digital

Oi avança com Internet das Coisas para 'jogar um novo jogo'

Convergência Digital - Carreira
Ana Paula Lobo - 19/03/2018

Internet das Coisas é um 'novo jogo para ser jogado' e a Oi tem diferenciais em relação à concorrência: capilaridade e presença operacional e de serviços em mais de 4 mil municípios do País. A operadora lançou na semana passada a plataforma Oi M2M, que possibilita os usuais serviços de POS (point of sale), rastreamento, telemetria, entre outros. A solução viabiliza a adição de linhas e upgrade de franquias, sem a necessidade de contato com áreas comerciais ou call center – novidade que gera autonomia, reduz custos e aumenta a produtividade das empresas.

A oferta M2M da companhia para grandes e médias empresas incorpora franquia compartilhada e dinâmica – facilitando a adição de novas linhas ao automatizar o somatório destas à franquia total –, além de envio grátis de 5 SMS por linha e funcionalidade de alerta de fraude. Junto aos benefícios mencionados, a Oi concede o Trade In, uma opção para o cliente ativar o serviço em até 60 dias, evitando faturas antes da utilização das linhas.

“O mercado de M2M deve crescer 13,5% ao ano até 2021, segundo projeções da Frost & Sullivan. Com o Oi M2M, planejamos seguir essa tendência e aumentar a nossa base em 70%. Apostamos na nossa presença, no nosso time, na nossa transformação digital para avançar muito", afirma em entrevista ao portal Convergência Digital, Rodrigo Shimizu, diretor de Marketing do Corporativo da Oi.

O diretor de SI e TI do Corporativo da Oi, Luiz Carlos Faray, observa que Internet das Coisas é um ' novo jogo' onde as aplicações não estão ainda pensadas e mais ainda: elas terão de ser customizadas de acordo com as necessidades do cliente. "A área de meio de pagamentos é uma grande usuária do nosso M2M, mas quando falamos de M2M temos muita conectividade. IoT precisa de conectividade, mas exige soluções específicas. Não há como ter uma prateleira de oferta, percebemos isso nas provas de conceito que estamos fazendo", diz.

Para os executivos da Oi, 2018 será o ano onde as provas de conceito de Internet das Coisas serão finalizadas e as contas começarão a fechar. "Vamos ter um amadurecimento do mercado, de definições de padrões", salienta Shimizu. "É o ano do plano nacional de IoT se apresentar concretamente. De termos mais demandas", acrescenta Faray.

A área B2B foi a que mais sentiu a crise financeira da Oi, mas para Shimizu, o posicionamento da tele em relação à transformação digital, aliada à sua capilaridade e oferta de serviços, permitirá o avanço não só em IoT, mas em cloud, big data e segurança. "Os clientes querem serviços personalizados e vamos oferecer", salienta.

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:

20/04/2018
Juiz mantém Société Mondiale em mediação da Oi

17/04/2018
Oi terá 4,5G nas regiões Norte/Nordeste com reuso da faixa de 1.8 MHz

17/04/2018
Oi aumenta oferta de dados e de conteúdo OTTs para recuperar o pós-pago

13/04/2018
Dados em excesso vão provocar abandono das aplicações de Internet das Coisas

13/04/2018
Oi quer estancar perda de clientes com 4G e banda larga de ultra velocidade

13/04/2018
Oi terminou 2017 com R$ 7 bilhões no caixa. Dívida bruta chegou a R$ 54,6 bilhões

12/04/2018
Oi prevê diluição de 72% com escolha de credores pela conversão em ações

12/04/2018
Chips nativos para 4K e robôs chegam à Internet das Coisas

11/04/2018
Oi começa o reconhecimento internacional do plano de recuperação judicial

10/04/2018
Construção civil projeta uso de Internet das Coisas para recuperar mercado

Destaques
Destaques

Brasileiros têm carro autônomo como objeto de desejo

Pesquisa mostra que o consumidor nacional trocaria na hora uma marca tradicional por um carro feito por empresas como Google e Apple.

Oi avança com Internet das Coisas para 'jogar um novo jogo'

Operadora elege a tecnologia como prioridade para atender ao mercado corporativoe aponta um diferencial em relação aos rivais: a capilaridade.

Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV
Veja mais artigos
Veja mais artigos

A grande oportunidade da IA no negócio do carro conectado

Por: Eduardo Prado *

Os dados do seu carro vão valer ouro e não falta muito para isso, antecipa o consultor Eduardo Prado, em artigo exclusivo ao portal Convergência Digital.


Copyright © 2005-2016 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site