GOVERNO » Política Industrial

Governo e empresas pedem aprovação da MP 810, que destrava glosas de P&D

Luís Osvaldo Grossmann ... 20/03/2018 ... Convergência Digital

O Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e empresas que  contam com incentivos da Lei de Informática estiveram no Senado nesta terça, 20/3, para defender junto à comissão especial que analisa a Medida Provisória 810 a aprovação do texto.

Os méritos da MP, como sustentou o secretário de políticas de informática, Thiago Camargo, estão na simplificação dos procedimentos para comprovar o uso dos recursos em pesquisa, a criação de um sistema de auditoria externa para atacar a fila de relatórios e, especialmente, uma solução para reinvestimento de valores glosados.

“Para evitar novo backlog de relatórios não avaliados, criamos a figura da auditoria independente. As empresas podem pegar um percentual bem pequeno para contratar. Vamos atuar em uma camada superior, fazendo auditorias nossas por amostragem. Mas de todas as inovações, o reinvestimento é a que traz maior felicidade. Não temos como garantir que as multas seriam efetivamente aplicadas em P&D. Agora vamos permitir que haja esse reinvestimento”, defendeu o secretário.

O presidente da Abinee, Humberto Barbato, ressaltou que os aportes incentivados pela Lei de Informática constituem o principal instrumento para investimentos das empresas em atividades de P&D. Segundo o mais recente relatório, de 2014, 510 empresas no país se beneficiam desses incentivos, que naquele ano recolheram mais de R$ 9 bilhões em tributos.

“Essa MP reduz a burocracia, aumenta a eficiência dos procedimentos relacionados às obrigações, e permite que as empresas possam fazer o reinvestimento dos débitos, oriundos de eventuais glosas. Reduz a insegurança jurídica e sinaliza que o Estado incentiva o aumento das atividades das empresas incentivadas”, disse Barbato.

Nas contas do MCTIC, o montante de glosas a ser liberado vai resultar em reinvestimento de R$ 1 bilhão em pesquisa. Segundo o previsto no texto, 30% desses investimentos deverão ser em TICs e conforme definições do Comitê da Área de TI (CATI); 25% mediante convênio com centros ou institutos de pesquisa ou entidades brasileiras de ensino; 15% em convênios com essas instituições no Norte (fora Manaus), Nordeste ou Centro-Oeste; e 10% via FNDCT. Os 20% restantes poderão se dar em fundos de investimentos, como os mencionados de venture capital, ou em empresas iniciantes, as startups.


Revista do 63º Painel Telebrasil 2019
Veja a revista do 63º Painel Telebrasil 2019 Transformação digital para o novo Brasil. Atualizar o marco regulatório das telecomunicações é urgente para construir um País moderno, próspero e competitivo.
Clique aqui para ver outras edições

Portal Gov.br soma mais de 80 milhões de brasileiros com login e senha

Portal está unificando toda a oferta de serviços digitais do governo federal. Dados do Ministério da Economia revelam ainda que 2368 serviços estão 100% digitalizados, dos 3870 oferecidos por 190 órgãos federais.

BNDES abre licitação para manter plano de venda do Serpro e Dataprev

Banco de fomento lançou a RFI n° 04/2020 para a contratação de uma consultoria especializada na prestação de serviços de Due Diligences e avaliação econômico-financeira. O prazo para os interessados vai até o dia 13 de outubro.

Adiamento de tributos do Simples termina em setembro

A partir de outubro voltam os prazos de recolhimento adiados como medida durante a pandemia de Covid-19.

STJ nega envio de 'Caixa de Pandora' para Justiça Eleitoral

Quarta Turma do Supertior Tribunal de Justiça autorizou, no entanto, nova perícia nos vídeos que flagraram, em 2009, empresários de tecnologia da informação pagando propina a integrantes do governo do Distrito Federal. 

MCTI e MCom vão compartilhar orçamento até 2021

Portaria interministerial foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União. Até junho de 2021, os recursos serão compartilhados e será criado um Centro de Custos para a divisão dos gastos entre os dois ministérios, até a definição do orçamento de 2021.



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G