GOVERNO

Estratégia Digital reúne antigas demandas e programas repaginados

Luís Osvaldo Grossmann ... 21/03/2018 ... Convergência Digital

O governo apresentou nesta quarta-feira, 21/3, durante reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, a Estratégia Brasileira para a Transformação Digital. Nela elenca 100 ações a serem tomadas nos próximos quatro anos para favorecer a economia digital no país.

A estratégia lista velhos anseios da política pública. Estão lá as escolas conectadas, o uso de fundos setoriais como o Fust, incentivos para que governos estaduais reduzam o ICMS das TICs, apoio a startups, uso das compras governamentais como fomento, estímulos a exportações e até planos para um novo Proinfo, programa que distribuía tablets nas escolas públicas.

“Para se atingir os objetivos pretendidos, é necessária uma série de ações que combinem fontes de financiamentos do setor de telecomunicações, necessidades de atendimento, atualização normativa e políticas públicas específicas”, diz o documento.

As fontes de recursos são conhecidas, embora até aqui fiquem no campo dos desejos: acordos para trocas de multas entre teles e Anatel; e o projeto que muda a Lei Geral de Telecomunicações. Do já lançado Internet para Todos é incorporada a meta de 22 mil escolas conectadas. E dos vigentes programas de apoio a startups vem outra, de apoio a pelo menos 200 por ano. Da área de governo digital a meta é a oferta de 2 mil serviços online, assim como a dispensa de certidões e documentos que já constem em bases do governo.

Para além do PLC 79/16, metas legislativas envolvem atualizações da Lei do Fust, da Lei do Bem e da Lei de Informática, além da elaboração de um “marco legal de segurança cibernética e a aprovação do plano nacional de internet das coisas. É previsto ainda “mapear o marco normativo incidente sobre o ambiente digital com vistas à sua atualização, de modo a incentivar investimentos e inovação, prevenir abuso de poder de mercado e viabilizar a autonomia informacional de consumidores, considerando as especificidades dos mercados online”.

Entre os desejos, a priorização de matemática, ciências, tecnologias e engenharias no ensino médio, bem como o estímulo para meninas se interessarem por carreiras em TICs, ou ainda o equilíbrio concorrencial entre os agentes econômicos que atuam nos diversos segmentos do provimento de serviços de audiovisual e de música no ambiente digital. Há menções a estímulos à exportação com foco nos EUA, China, Argentina e Europa.


3º Seminário Brasscom de Políticas Públicas & Negócios 2018 - Cobertura Especial Convergência Digital
Brasscom lança manifesto para construir um Brasil Digital e Conectado

Entidade quer a colaboração da sociedade e de entidades de TI ou não para entregar um documento aos presidenciáveis. "Tecnologia precisa ser prioridade nacional", diz o presidente-executivo da Brasscom, Sergio Paulo Gallindo.


Veja a cobertura da 3º Seminário Brasscom de Políticas Públicas & Negócios 2018

Órgãos públicos do Executivo estão proibidos de exigir CPF e CNPJ

Medida impõe o compartilhamento de dados sem nenhuma regra de cuidado com as informações. Portaria proíbe a exigência ainda de certidões de débitos tributários e dívida ativa e certidão de quitação eleitoral.

Serpro repudia acusação de venda de dados pessoais

Estatal diz nunca ter repassado conteúdo ao site 'Consulta Pública', 'congelado' por uma ação do MPF do Distrito Federal. Sustenta ainda que não vende 'secretamente' dados de pessoas naturais ou jurídicas.

Apps de e-gov não pedem consentimento e coletam mais dados do que precisam

Segundo estudo do InternetLab com aplicativos federais e de São Paulo, nenhum dos aplicativos pede consentimento expresso e metade não possui qualquer política de privacidade.

Anac autoriza Secretaria de Patrimônio da União usar drones para fiscalização

Licitação para a compra de equipamentos pelo governo deverá acontecer a partir do final de maio. Drones vão ser usados para fiscalizar uso irregular de áreas de praia, margens de rios, terrenos de marinha e espelhos d'água, dentre outros bens públicos de propriedade da União.



  • Copyright © 2005-2018 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G