GOVERNO

Estratégia Digital reúne antigas demandas e programas repaginados

Luís Osvaldo Grossmann ... 21/03/2018 ... Convergência Digital

O governo apresentou nesta quarta-feira, 21/3, durante reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, a Estratégia Brasileira para a Transformação Digital. Nela elenca 100 ações a serem tomadas nos próximos quatro anos para favorecer a economia digital no país.

A estratégia lista velhos anseios da política pública. Estão lá as escolas conectadas, o uso de fundos setoriais como o Fust, incentivos para que governos estaduais reduzam o ICMS das TICs, apoio a startups, uso das compras governamentais como fomento, estímulos a exportações e até planos para um novo Proinfo, programa que distribuía tablets nas escolas públicas.

“Para se atingir os objetivos pretendidos, é necessária uma série de ações que combinem fontes de financiamentos do setor de telecomunicações, necessidades de atendimento, atualização normativa e políticas públicas específicas”, diz o documento.

As fontes de recursos são conhecidas, embora até aqui fiquem no campo dos desejos: acordos para trocas de multas entre teles e Anatel; e o projeto que muda a Lei Geral de Telecomunicações. Do já lançado Internet para Todos é incorporada a meta de 22 mil escolas conectadas. E dos vigentes programas de apoio a startups vem outra, de apoio a pelo menos 200 por ano. Da área de governo digital a meta é a oferta de 2 mil serviços online, assim como a dispensa de certidões e documentos que já constem em bases do governo.

Para além do PLC 79/16, metas legislativas envolvem atualizações da Lei do Fust, da Lei do Bem e da Lei de Informática, além da elaboração de um “marco legal de segurança cibernética e a aprovação do plano nacional de internet das coisas. É previsto ainda “mapear o marco normativo incidente sobre o ambiente digital com vistas à sua atualização, de modo a incentivar investimentos e inovação, prevenir abuso de poder de mercado e viabilizar a autonomia informacional de consumidores, considerando as especificidades dos mercados online”.

Entre os desejos, a priorização de matemática, ciências, tecnologias e engenharias no ensino médio, bem como o estímulo para meninas se interessarem por carreiras em TICs, ou ainda o equilíbrio concorrencial entre os agentes econômicos que atuam nos diversos segmentos do provimento de serviços de audiovisual e de música no ambiente digital. Há menções a estímulos à exportação com foco nos EUA, China, Argentina e Europa.


3º Seminário Brasscom de Políticas Públicas & Negócios 2018 - Cobertura Especial Convergência Digital
Brasscom lança manifesto para construir um Brasil Digital e Conectado

Entidade quer a colaboração da sociedade e de entidades de TI ou não para entregar um documento aos presidenciáveis. "Tecnologia precisa ser prioridade nacional", diz o presidente-executivo da Brasscom, Sergio Paulo Gallindo.


Veja a cobertura da 3º Seminário Brasscom de Políticas Públicas & Negócios 2018

Serpro estuda redução de jornada para cobrir eventual reoneração da folha

Informação veio através de comunicado da diretoria da empresa no Rio de Janeiro, que alega que a folha de pagamentos já alcança 70% da receita líquida e não teria como voltar a assumir um aumento de 20% na tributação pela folha.

Diretor da Dataprev que propôs demitir mil funcionários pede exoneração

Desafeto político do presidente da estatal, Leandro Magalhães, Júlio César de Araújo Nogueira foi imposto para a diretoria da empresa pelo ex-ministro do Planejamento, Dyogo Henrique de Oliveira, que, agora, segue para a presidência do BNDES.

TCU: Apenas 14 órgãos têm índices de governança aceitáveis

De acordo com o Tribunal de Contas da União, de um universo de 581 organizações avaliados pelas equipes de auditoria, apenas 3% estariam em estágio aprimorado de governança (Corporativa, de Pessoas, de Contratações e de Resultados).

Câmara aprova urgência para votar a reoneração da folha de pagamento

Empresas de TI e de Call center podem ter de voltar a contribuir com alíquota de 20% , após 90 dias da publicação da nova legislação.



  • Copyright © 2005-2018 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G