Home - Convergência Digital

Airbnb é o próximo serviço digital a pagar imposto no Brasil

Convergência Digital - Carreira
Convergência Digital - 21/03/2018

O relator da Comissão Especial do Marco Regulatório da Economia Colaborativa, deputado Thiago Peixoto (PSD-GO), disse nesta quarta-feira, 21/03,  ser favorável à tributação municipal dos aplicativos de aluguel por temporada, mas defendeu também uma redução da carga sobre os hotéis.

Ele afirmou em audiência pública da comissão que a regulação não pode inviabilizar os aplicativos. "Nós temos que regulamentar com a cabeça voltada para a economia digital; não podemos ter a lei como escudo para que novos mercados apareçam e cresçam."

A representante do Airbnb, Flávia Matos, pontuou que a empresa é favorável à uma adequação da legislação à nova realidade das plataformas online. Mas ela lembrou que os anfitriões dos aplicativos já pagam o Imposto de Renda sobre os aluguéis obtidos. Flávia contou que o Airbnb supre e até mesmo cria demanda no setor de turismo. Ela citou o exemplo das Olimpíadas do Rio de 2016.

"Não tinha mais disponibilidade no Rio de Janeiro e nós conseguimos acomodar 85 mil pessoas a uma diária de 60 dólares. R$ 100 milhões foram direto para o bolso dos anfitriões em duas semanas. E é importante dizer que 97% do valor estabelecido pelo anfitrião fica com ele."

O presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Hotéis, Manoel Linhares, reclamou que os aplicativos não têm o controle sobre os hóspedes que eles precisam ter. Larissa Peixoto, do Ministério do Turismo, defendeu a regulamentação do aplicativos e lembrou que outros tipos de serviços na internet, como o Spotify e a Netflix, também foram tributados de maneira diferenciada recentemente.

A Comissão Especial do Marco Regulatório da Economia Colaborativa ainda deve fazer mais duas audiências públicas sobre o setor antes de o relator, Thiago Peixoto, apresentar seu parecer.

*Com informações da Agência Cãmara

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:

27/02/2019
STJ diz que governo pode cobrar imposto de importado acima de US$ 50

30/01/2019
Simples Nacional: empresas excluídas precisam regularizar pendências para pedir o reenquadramento

10/01/2019
eSocial: começa a primeira fase para pequenas empresas optantes do Simples Nacional

11/12/2018
UIT diz que Brasil tem maior carga tributária do mundo sobre telecom

04/12/2018
Europa busca consenso para taxar gigantes da Internet

30/11/2018
Racha ameaça taxa europeia sobre internet

28/11/2018
Assespro procura transição de governo para defender mudanças na Lei do Bem

28/11/2018
Novo comitê governamental vai fiscalizar subsídios concedidos para TICs

23/11/2018
110 países discutem, mas sem consenso, como tributar a economia digital

22/11/2018
TI prevê alta de até 300% em tributos com cobrança de ISS e ICMS no software

Destaques
Destaques

Para Ericsson, 5G vai fazer acontecer, de verdade, a indústria 4.0

Presidente da fabricante para a América do Sul, Eduardo Ricotta, diz que uma operadora com 50 Mhz a 80 Mhz terá espectro para oferecer bons serviços, especialmente, o da banda larga fixa móvel. "Há cidades no Brasil, com menos de 100 mil habitantes, com conexões de 2 Mbits. O 5G vai chegar oferecendo bem mais", observa.

5G vai gerar 15 milhões de novos empregos até 2025

O ecossistema 5G está em ebulição e demandará muita mão de obra, afirma o diretor da Huawei, Carlos Roseiro. Segundo ele, vão surgir aplicações, muitas ainda inimagináveis, nos próximos seis anos. "O 5G começa hoje. A frequência virá para dar mais capacidade", observa o especialista.

Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV
Veja mais artigos
Veja mais artigos

Desvende 10 mitos sobre os cartões biométricos

Por Cassio Batoni*

Como toda nova tecnologia, os questionamentos sobre a sua segurança e e a sua confiabilidade ainda existem e são compreensíveis, mas ela veio para ficar. A impressão digital surge como a confirmação principal de que o usuário é quem diz ser.


Copyright © 2005-2019 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site