GOVERNO

Decreto cria estrutura multissetorial para cuidar da transformação digital

Luís Osvaldo Grossmann ... 22/03/2018 ... Convergência Digital

Se boa parte da agenda é velha conhecida, uma nova estrutura para cobrança de resultados é o trunfo da Estratégia Brasileira para a Transformação Digital. Decreto presidencial (9.319) assinado nesta quarta, 21/3, reúne Casa Civil, Ciência & Tecnologia, Fazenda, Planejamento, Desenvolvimento e Educação para elencar prioridades nas 100 ações previstas e acompanhar sua implementação.

Essa estrutura de governança da estratégia digital deve ser criada nos próximos 60 dias. Além do comitê de ministérios, será criada uma instância multissetorial de caráter consultivo com setor produtivo, academia e sociedade, na prática resgatando o grupo de trabalho que participou da própria criação da estratégia. Entre as mudanças, a Sepin vira Sepod, ou secretaria de políticas digitais, a quem caberá funcionar como secretaria executiva do sistema nacional para a transformação digital. 

Além da estrutura de acompanhamento, o Decreto alinha os nove eixos norteadores: infraestrutura e acesso; P&D; confiança; educação; dimensão internacional; economia de dados; dispositivos conectados; novos modelos de negócios e cidadania. A estratégia detalhada, com as 100 ações, vêm numa Portaria do MCTIC, mas o conteúdo já pode ser conferido online.

A cobrança de metas e prazos e um comitê formado por ministérios que efetivamente têm poder de decisão é o ponto forte da estratégia, pois pode fazer a diferença em materializar demandas tão antigas quanto o uso efetivo do Fust ou mais recentes como a necessidade de uma lei de proteção de dados pessoais.



3º Seminário Brasscom de Políticas Públicas & Negócios 2018 - Cobertura Especial Convergência Digital
Brasscom lança manifesto para construir um Brasil Digital e Conectado

Entidade quer a colaboração da sociedade e de entidades de TI ou não para entregar um documento aos presidenciáveis. "Tecnologia precisa ser prioridade nacional", diz o presidente-executivo da Brasscom, Sergio Paulo Gallindo.


Veja a cobertura da 3º Seminário Brasscom de Políticas Públicas & Negócios 2018

Diretor da Dataprev que propôs demitir mil funcionários pede exoneração

Desafeto político do presidente da estatal, Leandro Magalhães, Júlio César de Araújo Nogueira foi imposto para a diretoria da empresa pelo ex-ministro do Planejamento, Dyogo Henrique de Oliveira, que, agora, segue para a presidência do BNDES.

Câmara aprova urgência para votar a reoneração da folha de pagamento

Empresas de TI e de Call center podem ter de voltar a contribuir com alíquota de 20% , após 90 dias da publicação da nova legislação.

Decreto cria estrutura multissetorial para cuidar da transformação digital

A tradicional SEPIN, secretaria de Políticas de Informática, deixa de existir e se transforma na SEPOD, secretaria de políticas digitais, com Thiago Camargo Lopes à frente. Como política de Estado,  cobrança de resultados acontecerá em diversas pastas.

Estratégia Digital reúne antigas demandas e programas repaginados

Escolas conectadas, incentivos a isenções de ICMS, uso do Fust, apoio a startups, estímulo a exportações e até um novo Proinfo fazem parte das ações estratégicas que estimulem a economia digital no Brasil.



  • Copyright © 2005-2018 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G