TELECOM

FINEP inclui compra de fibra óptica em linha de crédito para Telecom

Ana Paula Lobo ... 23/03/2018 ... Convergência Digital

A FINEP, braço de investimentos do MCTIC, atendendo a pedidos, principalmente, das empresas de Internet interessadas em expandir as suas infraestruturas de redes, reestruturou a linha Inova Telecom, lançada em junho passado para financiar a aquisição de equipamentos, e incluiu a compra de fibra óptica entre os dispositivos liberados para a concessão do crédito.

"Os projetos têm de ter um custo mínimo de R$ 500 mil e a ausência da fibra óptica atrapalhou bastante a montagem deles. Refizemos o padrão de certificação e delimitamos a participação da fibra óptica em 60% dos projetos. Acreditamos que assim estamos adequando a linha à realidade das empresas de Internet, as principais interessadas na obtenção do crédito", revela a gerente de Tecnologia da Informação e da Economia Criativa da FINEP, Joana Meirelles, em entrevista exclusiva ao portal Convergência Digital.

De acordo com a executiva da FINEP, desde o lançamento da linha Inova Telecom, em junho passado, 35 empresas se cadastraram no sistema, mas apenas oito apresentaram projetos efetivos. Dessas, duas estão em fase de contratação. "Temos a convicção que com a permissão de comprar fibra óptica que essas empresas que se cadastraram vão refazer seus projetos para tentarem a obtenção do crédito", reforça Joana Meirelles.

As operadoras de telecomunicações não apresentaram propostas ao financiamento, apesar de uma ter conversado com a FINEP. "Queremos as operadoras, como queremos também empresas de outros setores, como as de Energia, interessadas em usar fibra óptica em suas infraestruturas", completa a gerente da FINEP. O valor mínimo para financiamento continua o mesmo: R$ 500 mil. Os recursos são reembolsáveis e serão disponibilizados via Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações (Funttel).



Internet Móvel 3G 4G
China Unicom faz primeira ligação 5G no release 15 do 3GPP

Piloto, conduzido em parceria com a ZTE, também serviu para testar outros serviços como ligação de voz de grupo, vídeo online e navegação de rede do WeChat, a rede social chinesa.

Painel Telebrasil 2019
A 63ª edição do principal encontro institucional de lideranças do setor de telecomunicações e TICs acontecerá entre os dias 21 e 23 de maio de 2019, em Brasília. Saiba mais em paineltelebrasil.org.br
Veja o vídeo

Anatel nega pedido da Brasscom e mantém prazo de consulta sobre agenda regulatória

Nova agenda possui 51 ações elencadas sendo 37 em andamento e 14 com temas novos. São prioridades: a revisão do modelo legal,  Internet das coisas e 5G.

Oi convoca assembleia geral de acionistas para 30 de abril

Por meio de comunicado ao mercado, operadora marca assembleia de acionistas depois do aumento de capital e do acordo firmado com a Pharol, acionista portuguesa que resistia à execução do plano de recuperação.

Telefonia fixa perdeu quase 2 milhões de linhas ativas em 2018

As concessionárias foram as que mais tiveram pedidos de desligamento - 1,682 milhão de linhas no período de novembro de 2017 a novembro de 2018. Claro lidera o mercado de linhas fixas. Oi detém mais da metade das linhas das concessionárias. Claro aparece entre as autorizadas.

Anatel amplia o cerco aos celulares piratas

Mensagens de alerta sobre o bloqueio de celulares considerados irregulares estão sendo enviadas para os estados da região Nordeste, dois estados da Região Sudeste ( Minas Gerais e São Paulo) e alguns trechos das Região Norte. No portal da Anatel é possível saber se o seu celular é ou não irregular.




  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G