TELECOM

FINEP inclui compra de fibra óptica em linha de crédito para Telecom

Ana Paula Lobo ... 23/03/2018 ... Convergência Digital

A FINEP, braço de investimentos do MCTIC, atendendo a pedidos, principalmente, das empresas de Internet interessadas em expandir as suas infraestruturas de redes, reestruturou a linha Inova Telecom, lançada em junho passado para financiar a aquisição de equipamentos, e incluiu a compra de fibra óptica entre os dispositivos liberados para a concessão do crédito.

"Os projetos têm de ter um custo mínimo de R$ 500 mil e a ausência da fibra óptica atrapalhou bastante a montagem deles. Refizemos o padrão de certificação e delimitamos a participação da fibra óptica em 60% dos projetos. Acreditamos que assim estamos adequando a linha à realidade das empresas de Internet, as principais interessadas na obtenção do crédito", revela a gerente de Tecnologia da Informação e da Economia Criativa da FINEP, Joana Meirelles, em entrevista exclusiva ao portal Convergência Digital.

De acordo com a executiva da FINEP, desde o lançamento da linha Inova Telecom, em junho passado, 35 empresas se cadastraram no sistema, mas apenas oito apresentaram projetos efetivos. Dessas, duas estão em fase de contratação. "Temos a convicção que com a permissão de comprar fibra óptica que essas empresas que se cadastraram vão refazer seus projetos para tentarem a obtenção do crédito", reforça Joana Meirelles.

As operadoras de telecomunicações não apresentaram propostas ao financiamento, apesar de uma ter conversado com a FINEP. "Queremos as operadoras, como queremos também empresas de outros setores, como as de Energia, interessadas em usar fibra óptica em suas infraestruturas", completa a gerente da FINEP. O valor mínimo para financiamento continua o mesmo: R$ 500 mil. Os recursos são reembolsáveis e serão disponibilizados via Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações (Funttel).



Painel Telebrasil 2019
A 63ª edição do principal encontro institucional de lideranças do setor de telecomunicações e TICs acontecerá entre os dias 21 e 23 de maio de 2019, em Brasília. Saiba mais em paineltelebrasil.org.br
Veja o vídeo

Intervozes quer que Anatel torne pública proposta para o novo PGMU

Entidade alega que o texto com as metas de universalização da telefonia que foi à consulta pública é de 2014 e que desde então podem ter ocorrido mudanças sem o conhecimento da sociedade.

Atualização automática antecipa horário de verão para usuários da TIM

Falha atingiu usuários de diversas cidades. Operadora diz que o problema aconteceu em alguns modelos de smartphones. Horário de verão foi adiado para o dia 18 de novembro. No ano passado, o início foi no dia 15 de outubro.

Brasil realizou 45,6 milhões de trocas de operadora em uma década

No 3º trimestre, a ABRTelecom apurou que 1,69 milhão de trocas de operadoras foram concluídas. Nesses três meses, 344,71 mil (20%) migrações foram feitas por usuários de terminais fixos e 1,34 milhão (80%) demandadas por titulares de telefones móveis.

Telefonia fixa: Mais de 1.8 milhão de linhas desativas em 12 meses

Acessos desativados atingem base de autorizadas e concessionárias. Oi ainda detém 56,63% do total de acessos das concessionárias.



Painel Telebrasil 2017 - Cobertura Especial ConvergênciaDigital


Clique aqui e acompanhe a cobertura completa do Painel Telebrasil 2017

  • Copyright © 2005-2018 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G