Home - Convergência Digital

A profissão de hoje em TI é a do desenvolvimento de algoritmos

Convergência Digital - Carreira
Ana Paula Lobo e Pedro Costa - 23/03/2018

A profissão de TI do momento é a ligada ao desenvolvimento de algoritmos, observa o diretor de Relações Institucionais da Brasscom, Sergio Sgobbi. Em entrevista à CDTV, do portal Convergência Digital, o executivo diz que o mercado está mudando muito rápido e para se pensar em capacitação é preciso entender o momento da Tecnologia.

"Fica complexo falar muito do futuro. Mas é certo que se especializar em áreas como big data e inteligência artificial é um bom negócio", pontua Sgobbi. Com relação à automatização dos processos e à robotização, o diretor da Brasscom admite que funções vão desaparecer, especialmente, as mais repetitivas.

"Quem trabalha nessas funções precisa, agora, pensar em se recolocar, em se capacitar. A tecnologia está avançando muito rápido", aconselha Sgobbi. Atentos a Indústria 4.0, o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o Ministério do Trabalho e do Emprego, o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços e a Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom) vão atuar para preparar governos, empresas e trabalhadores para as mudanças no mercado de trabalho.

O Fórum Econômico Mundial prevê a perda líquida de 1,7 milhão de postos de emprego no mundo entre 2015 e 2020, especialmente na indústria e na área administrativa. No Brasil, estima-se que 15,7 milhões de trabalhadores serão afetados pela automatização de algumas atividades até 2030 e que 12 mil robôs devem ser comercializados entre 2015 e 2020. Assistam a entrevista com o diretor da Brasscom, Sergio Sgobbi.

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:

15/04/2019
Sem profissionais qualificados, Brasil pode esquecer a transformação digital

12/04/2019
O profissional do futuro de TI é alguém que ninguém conhece

03/04/2019
Governo e empresas criam Câmara para acelerar digitalização da indústria

01/04/2019
Inteligência emocional faz a diferença na escolha do profissional de TIC

01/04/2019
Brasil leva seis alunos de TICs para a semifinal mundial do Huawei ICT Competicion

15/03/2019
FICO leva IA e machine learning para além da indústria financeira

15/03/2019
Seguradora HDI trabalha legado para pavimentar transformação digital

13/03/2019
Inteligência artificial ética está longe de ser algo simples

07/03/2019
5G vai gerar 15 milhões de novos empregos até 2025

25/02/2019
Telefônica/Vivo escolhe a Microsoft para consolidar IA

Veja mais artigos
Veja mais artigos

O futuro do trabalho colocado à prova

Por Luiz Camargo*

Novas profissões exigem também novas habilidades para acompanhar a revolução digital. Os novos empregos certamente irão demandar habilidades analíticas, matemáticas e digitais, com um toque de neurociência.

Destaques
Destaques

STF anula decisão do TST e reforça valor legal da terceirização

Decisão aconteceu em uma ação de uma atendente contratada pela Contax, prestadora de serviços de call center, para atuar como terceirizada na Telemar Norte Leste.

Mais de 60% dos brasileiros estão infelizes, mas têm medo de mudar de emprego

Estudo da Brands2Life, com o LinkedIn, traz um dado assustador: 80% dos brasileiros não se candidata para a vaga de trabalho que gostaria. Cerca de um terço dos profissionais deixa de se candidatar a uma nova vaga por falta de confiança na sua própria capacidade.

Serviços de TI e de Telecom podem ser 100% terceirizados no Governo Federal

Também foi incluída na lista divulgada pelo governo Federal o serviço de teleatendimento. Decisão está publicada na portaria 443/2018.

Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Copyright © 2005-2015 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site