GOVERNO » Política Industrial

Relator da MP 810 prevê aprovação tácita de relatórios de P&D após cinco anos

Luís Osvaldo Grossmann ... 09/04/2018 ... Convergência Digital

A conversão em lei da Medida Provisória 810, que pode destravar R$ 5 bilhões em glosas de investimentos em pesquisa, vai a voto nesta terça-feira, 10/4, com alguns ajustes. Entre eles, a previsão de que o governo terá cinco anos para analisar os relatórios sobre uso dos recursos incentivados pela Lei de Informática. Passado esse prazo, eles serão aprovados de forma tácita.

Como regra geral, as mudanças trazidas pela Medida Provisória adotam auditoria independente dos relatórios anuais sobre o uso dos recursos incentivados, cabendo ao Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações a fiscalização por amostragem.

No caso das glosas, há permissão para o reinvestimento, a partir de plano proposto pela empresa beneficiária, com prazo para aplicação de até quatro anos, desde que respeite as seguintes premissas:

1) 30%, no mínimo, em programas e projetos de interesse nacional nas área s de tecnologias da informação e comunicações considerados prioritários;
2) 20%, no mínimo, mediante convênio com ICTs credenciadas;
3) 15%, no mínimo, mediante convênios com ICTs com sede ou estabelecimento principal situado nas regiões de influência da Sudam, da Sudene e da Região Centro-Oeste, excluída a Zona Franca de Manaus;
4) 10%, no mínimo, sob a forma de recursos financeiros depositados no FNDCT.

O relator, Thiago Peixoto (PSD-GO), atendeu ainda a um pleito do MCTIC para prever que investimentos em programas e projetos de interesse nacional nas áreas de tecnologias da informação e comunicação considerados prioritários, a contagem se dará em dobro.


Revista do 62º Painel Telebrasil 2018
Veja a revista do 62º Painel Telebrasil 2018 Brasil Digital: O futuro é agora - é o tema da revista do Painel Telebrasil 2018.
Edição, com 104 páginas, consolida os debates realizados no evento, que reuniu a indústria de Telecomunicações.
Clique aqui para ver outras edições

TSE: software usados na urna eletrônica são desenvolvidos no Tribunal

Presidente do STF, ministro Dias Toffoli, também rebateu a suposição de fraude. “Digo apenas que ele (Jair Bolsonaro) sempre foi eleito usando a urna eletrônica. Os sistemas são abertos a auditagem para todos os partidos políticos seis meses antes da eleição, para todos os candidatos e para a OAB”.

Órgãos públicos centralizam atendimento de ouvidorias em um único portal

Novo Decreto obriga a integração dos canais de atendimento de todos os órgãos da administração federal direta. Atualmente existem 386 unidades de ouvidorias federais. A governança ficará com a Controladoria Geral da União.

eSocial já tem 1 milhão de empresas, mas grandes estão atrasadas

Das mais de 12 mil empresas que devem substituir o recolhimento do FGTS até 27/8, menos de 8 mil estão prontas.

Plano de IoT aguarda apenas a assinatura do presidente Temer

"O decreto está pronto", diz Thiago Camargo, da Secretaria de Políticas Digitais do MCTIC. Sobre Transformação Digital, ele lembra que o governo deve atuar como facilitador.

eSocial: deixar para novembro pode ser um erro fatal das empresas do Simples Nacional

Em entrevista ao Convergência Digital, o coordenador do eSocial, José Maia, advertiu: "Não deixem para a última hora. Aproveitem a transição".



  • Copyright © 2005-2018 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G