NEGÓCIOS

IBGE: Vendas de informática estão 26% abaixo do pico alcançado em 2015

Luís Osvaldo Grossmann ... 12/04/2018 ... Convergência Digital

As vendas no comércio patinaram em fevereiro, segundo divulgou o IBGE nesta quinta, 12/4. No geral, o volume de vendas do comércio varejista nacional variou -0,2% frente a janeiro, na série com ajuste sazonal, após avançar 0,8% de dezembro para janeiro.

Entre os fatores positivos, as vendas de equipamentos de informática e comunicação, que cresceram 2,7% na passagem do mês e foram 5,8% superiores às registradas em fevereiro de 2017 – embora o acumulado em 12 meses siga negativo (-0,7%). Mas a taxa geral foi fortemente influenciada pelo recuo das vendas em supermercados (-0,6%) e do setor de vestuário e calçados (-1,7%).

O IBGE aproveita, no entanto, para mostrar o quão longe estão os diversos segmentos varejistas de seu melhor momento. No caso de informática e comunicações, o patamar atual de vendas está 26,7% abaixo do melhor desempenho do segmento, o que se deu em janeiro de 2015.

Trata-se de um retrato geral. De todos os segmentos listados pelo IBGE, os artigos farmacêuticos são os que apresentam menor diferença, apenas 1,8% abaixo de seu pico. Automóveis (-37,3%), livros e jornais (-37,3%), combustíveis (-24,2%) dão a tônica que resulta em um comércio varejista ampliado com vendas 15% inferiores de seu melhor momento, lá pros idos de 2012.


Cloud Computing
Falta de talento incentiva à automatização da nuvem, mas segurança e privacidade ainda são entraves

Pesquisa mostra que as empresas que automatizaram as aplicações legadas e operações de TI na nuvem estão indo além da busca da redução de custos ou da eficiência. Elas usam cloud para inovar seus modelos de negócios.

3º Seminário Brasscom de Políticas Públicas & Negócios 2018 - Cobertura Especial Convergência Digital
Brasscom lança manifesto para construir um Brasil Digital e Conectado

Entidade quer a colaboração da sociedade e de entidades de TI ou não para entregar um documento aos presidenciáveis. "Tecnologia precisa ser prioridade nacional", diz o presidente-executivo da Brasscom, Sergio Paulo Gallindo.


Veja a cobertura da 3º Seminário Brasscom de Políticas Públicas & Negócios 2018

Com iZettle, PayPal entra na 'guerra das maquininhas' no Brasil

Aquisição da startup custou US$ 2,2 bilhões. No Brasil, a sueca iZettle tem manufatura local das maquininhas na Zona Franca de Manaus com o objetivo de atender pequenos comerciantes.

Xerox rejeita proposta de US$ 6,1 bi da Fujifilm e vai à leilão

Era turbulenta da ex-dona do mercado de impressão segue. Acionistas conseguiram vetar a aquisição da companhia pela rival japonesa. Objetivo é conseguir uma proposta mais elevada.

Banco Votorantim assume custódia e movimentação das contas da fintech Neon

Instituição substituirá o Banco Neon, que sofreu liquidação extrajudicial do Banco Central.

Banco Central regulamenta a atuação das fintechs de créditos

Autoridade monetária estabeleceu limites para empréstimos  'peer-to-peer lending' abaixo do que o mercado esperava. BC projeta que entre 10 a 30 empresas estão contempladas na regulamentação, que passa a ter validade imediata. ABFintechs, que reúne 354 empresas, diz que 'legislação traz mais confiança'.

TICs em Foco - TRANSFORMAÇÃO DIGITAL
Prever. Prevenir. Detectar e Responder

Essas são a exigência da remodelagem da gestão de riscos e da segurança organizacional nas corporações.



  • Copyright © 2005-2018 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G