SEGURANÇA

Brasil é alvo de malware para Internet das Coisas, roteadores e câmeras IP

Convergência Digital ... 13/04/2018 ... Convergência Digital

Um malware do tipo Mirai em atividade com origem na China foi detectado pela Trend Micro e a empresa adverte que o Brasil aparentemente é a localidade alvo do escaneamento dos dispositivos em rede, incluindo roteadores e câmeras IP. A empresa revela a detecção de um fluxo intenso vindo de 3.423 endereços de IP de escâneres.

O comportamento desta atividade é similar ao botnet Mirai - malware de backdoor com código aberto que causou ataques de Serviço Negado (DDoS). Especialistas da Trend Micro explicam que a sua cadeia de infecção envolve a busca contínua na Internet por dispositivos potencialmente vulneráveis e então utiliza credenciais padrão para sequestrá-los.

Mas, desta vez, reforçam os especialistas, alguns novos nomes de usuários e senhas foram utilizados. Endereços IP registrados em históricos de bases de dados e encontrou 167 roteadores, 16 câmeras IP, e quatro gravadores de vídeo digital (DVRs) envolvidos na atividade de escaneamento.

Este resultado indica que o botnet mestre usou os dispositivos comprometidos para monitorar os alvos.eralmente, pares inéditos de senhas e usuários indicam novos alvos. Alguns dos pares de usuários e senhas encontrados pela Trend Micro são parte de configurações padrão dos roteadores de telecomunicação localizados na China.

A maioria dos roteadores robôs identificados era dispositivos com base em Broadcom com senhas padrão. Esta descoberta é válida, uma vez que o Broadcom é um provedor líder de kit de desenvolvimento de software roteador doméstico. Para evitar o ataque do malware, a Trend Micro recomenda:

- Evite o uso de palavras comuns encontradas no dicionário, nomes familiares, ou informações pessoalmente identificáveis (PII);

- Recomenda-se o uso de pelo menos 15 caracteres com combinação de letras maiúsculas e minúsculas, números e caracteres especiais para senhas;

- Em dispositivos que se conectam à Internet das Coisas (IoT), implemente a segmentação de rede e isole dispositivos de redes públicas - restringir o tráfego para portas específicas também pode ser uma medida adicional;

- Os fabricantes, por sua vez, também compartilham a responsabilidade de assegurar aos usuários de dispositivo uma segurança abrangente que seja implementada desde o dispositivo até a nuvem. Isto inclui estar muito atento aos componentes de produto potencialmente vulneráveis e oferecer patches sempre que necessário.


Soluções de Segurança para a Sociedade
Não delegue a segurança cibernética apenas para a TI

Para mitigar os riscos com ataques hackers, toda a corporação precisa se unir, adverte Jun Goto, vice-presidente Sênior da NEC Corporation.

Bancos ingleses têm três meses para mostrar planos de segurança cibernética

No Brasil, resolução do Banco Central, de abril deste 2018, deu um ano para que as instituições financeiras aprovem políticas de segurança e planos de resposta a incidentes.

Golpe do PIS no WhatsApp atinge mais de 116 mil pessoas em 24 horas

Hackers estão agindo oportunamente por meio de dois links maliciosos que oferecem a suposta possibilidade de consultar o saldo a ser recebido.

Defesa nacional fará exercício de guerra cibernética com setores nuclear e financeiro

Exercício Guardião Cibernético envolverá Angra I e II, Nuclebrás, Banco Central, Bovespa e bancos privados.

Hackers repaginam golpe usando o Uber no Brasil

Campanha é antiga, mas ganhou nova roupagem para despertar o interesse do usuário com um suposto desconto de R$ 100 nos serviços do app de transporte.



  • Copyright © 2005-2018 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G