SEGURANÇA

Brasil é alvo de malware para Internet das Coisas, roteadores e câmeras IP

Convergência Digital ... 13/04/2018 ... Convergência Digital

Um malware do tipo Mirai em atividade com origem na China foi detectado pela Trend Micro e a empresa adverte que o Brasil aparentemente é a localidade alvo do escaneamento dos dispositivos em rede, incluindo roteadores e câmeras IP. A empresa revela a detecção de um fluxo intenso vindo de 3.423 endereços de IP de escâneres.

O comportamento desta atividade é similar ao botnet Mirai - malware de backdoor com código aberto que causou ataques de Serviço Negado (DDoS). Especialistas da Trend Micro explicam que a sua cadeia de infecção envolve a busca contínua na Internet por dispositivos potencialmente vulneráveis e então utiliza credenciais padrão para sequestrá-los.

Mas, desta vez, reforçam os especialistas, alguns novos nomes de usuários e senhas foram utilizados. Endereços IP registrados em históricos de bases de dados e encontrou 167 roteadores, 16 câmeras IP, e quatro gravadores de vídeo digital (DVRs) envolvidos na atividade de escaneamento.

Este resultado indica que o botnet mestre usou os dispositivos comprometidos para monitorar os alvos.eralmente, pares inéditos de senhas e usuários indicam novos alvos. Alguns dos pares de usuários e senhas encontrados pela Trend Micro são parte de configurações padrão dos roteadores de telecomunicação localizados na China.

A maioria dos roteadores robôs identificados era dispositivos com base em Broadcom com senhas padrão. Esta descoberta é válida, uma vez que o Broadcom é um provedor líder de kit de desenvolvimento de software roteador doméstico. Para evitar o ataque do malware, a Trend Micro recomenda:

- Evite o uso de palavras comuns encontradas no dicionário, nomes familiares, ou informações pessoalmente identificáveis (PII);

- Recomenda-se o uso de pelo menos 15 caracteres com combinação de letras maiúsculas e minúsculas, números e caracteres especiais para senhas;

- Em dispositivos que se conectam à Internet das Coisas (IoT), implemente a segmentação de rede e isole dispositivos de redes públicas - restringir o tráfego para portas específicas também pode ser uma medida adicional;

- Os fabricantes, por sua vez, também compartilham a responsabilidade de assegurar aos usuários de dispositivo uma segurança abrangente que seja implementada desde o dispositivo até a nuvem. Isto inclui estar muito atento aos componentes de produto potencialmente vulneráveis e oferecer patches sempre que necessário.


NEC - Conteúdo Patrocinado - Convergência Digital
Multibiometria: saiba como ela pode cuidar da sua segurança digital

Plataforma Super Resolution, que integra espaços físicos e digitais, será apresentada pela primeira vez no Brasil no Futurecom 2018. Um dos usuários da solução é o OCBC Bank, de Cingapura. A plataforma permite o reconhecimento instantâneo das pessoas à medida que se aproximem da agência.

BT Brasil defende clientes de mais de 125 mil ataques cibernéticos/mês

De acordo com o diretor geral da operadora no Brasil, Alex Inglês, em 12 meses, a companhia ‘defendeu’ cerca de 18 mil ataques DDoS de larga escala, alguns chegando a 650 gibabits. Complexidade tributária afasta investimentos em rede no Brasil, afirma ainda o executivo.

EUA voltam a acusar China de espionagem cibernética

Agência de Segurança Nacional alega que os chineses violam acordo para restringir esse tipo de ‘ataque’ firmado em 2015.

No Brasil, 20% das PMEs quebram após ataque hackers

Levantamento feito com 285 empresas mostra que boa parte pagou resgate para ter dados recuperados após ataque hacker. O pagamento é feito, em média, de 0,3 a 0,4 do valor de um bitcoin (R$ 9,6 mil). Entre as PMEs pesquisadas, seis de cada 10 admitiram ter sido contaminadas por malware.

Brasileiro desconfia que Lei de Proteção de Dados não vai 'pegar'

Pesquisa mostra que 58% não estão confiantes de que a legislação trará os avanços necessários para a proteção dos dados. Maioria se mostrou bastante preocupada com ataques hackers e de vírus cibernéticos.



  • Copyright © 2005-2018 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G