SEGURANÇA

Brasil é alvo de malware para Internet das Coisas, roteadores e câmeras IP

Convergência Digital ... 13/04/2018 ... Convergência Digital

Um malware do tipo Mirai em atividade com origem na China foi detectado pela Trend Micro e a empresa adverte que o Brasil aparentemente é a localidade alvo do escaneamento dos dispositivos em rede, incluindo roteadores e câmeras IP. A empresa revela a detecção de um fluxo intenso vindo de 3.423 endereços de IP de escâneres.

O comportamento desta atividade é similar ao botnet Mirai - malware de backdoor com código aberto que causou ataques de Serviço Negado (DDoS). Especialistas da Trend Micro explicam que a sua cadeia de infecção envolve a busca contínua na Internet por dispositivos potencialmente vulneráveis e então utiliza credenciais padrão para sequestrá-los.

Mas, desta vez, reforçam os especialistas, alguns novos nomes de usuários e senhas foram utilizados. Endereços IP registrados em históricos de bases de dados e encontrou 167 roteadores, 16 câmeras IP, e quatro gravadores de vídeo digital (DVRs) envolvidos na atividade de escaneamento.

Este resultado indica que o botnet mestre usou os dispositivos comprometidos para monitorar os alvos.eralmente, pares inéditos de senhas e usuários indicam novos alvos. Alguns dos pares de usuários e senhas encontrados pela Trend Micro são parte de configurações padrão dos roteadores de telecomunicação localizados na China.

A maioria dos roteadores robôs identificados era dispositivos com base em Broadcom com senhas padrão. Esta descoberta é válida, uma vez que o Broadcom é um provedor líder de kit de desenvolvimento de software roteador doméstico. Para evitar o ataque do malware, a Trend Micro recomenda:

- Evite o uso de palavras comuns encontradas no dicionário, nomes familiares, ou informações pessoalmente identificáveis (PII);

- Recomenda-se o uso de pelo menos 15 caracteres com combinação de letras maiúsculas e minúsculas, números e caracteres especiais para senhas;

- Em dispositivos que se conectam à Internet das Coisas (IoT), implemente a segmentação de rede e isole dispositivos de redes públicas - restringir o tráfego para portas específicas também pode ser uma medida adicional;

- Os fabricantes, por sua vez, também compartilham a responsabilidade de assegurar aos usuários de dispositivo uma segurança abrangente que seja implementada desde o dispositivo até a nuvem. Isto inclui estar muito atento aos componentes de produto potencialmente vulneráveis e oferecer patches sempre que necessário.


NEC - Conteúdo Patrocinado - Convergência Digital
Multibiometria: saiba como ela pode cuidar da sua segurança digital

Plataforma Super Resolution, que integra espaços físicos e digitais, será apresentada pela primeira vez no Brasil no Futurecom 2018. Um dos usuários da solução é o OCBC Bank, de Cingapura. A plataforma permite o reconhecimento instantâneo das pessoas à medida que se aproximem da agência.

Crimes na Web: Formjacking vira pesadelo para empresas e muito lucrativo para hackers

Levantamento da Symantec aponta ainda  que oito em cada dez infecções por ransomware acontecem em corporações.

Câmara derruba lei do governo Bolsonaro que aumentou sigilo de dados públicos

O Plenário da Câmara aprovou o Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 3/19, que suspende os efeitos do Decreto 9.690/19. A matéria irá ao Senado.

Mais de 30% das empresas brasileiras admitem não proteger dados de clientes e funcionários

Levantamento DT Index II, da Dell e da Intel, mostra quase metade dos entrevistados temem pelo futuro de suas companhias nos próximos cinco anos.

Crimes cibernéticos: crimes de ódio aumentaram quase 30%, mas pornografia ainda lidera no Brasil

Eleições exarcebaram os crimes de ódio em todo o país, afirma o Grupo de Apoio sobre Criminalidade Cibernética, do Ministério Público Federal.



  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G