INCLUSÃO DIGITAL

Liminar contra Telebras paralisou novo Gesac e ameaça Internet para Todos

Luís Osvaldo Grossmann ... 16/04/2018 ... Convergência Digital

A liminar que suspende o contrato entre a Telebras e a americana Viasat já causou as primeiras baixas na nova versão do programa Gesac, de conectividade em áreas remotas. Pelo menos 500 antenas VSats deveriam estar sendo instaladas agora em abril, em um cronograma que prevê outras 1 mil em maio e mais de 1,5 mil a partir de junho.

“É um desastre”, resume o diretor de inclusão digital do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Américo Bernardes. “Só foram instaladas as primeiras do que seriam 28 antenas em Pacaraima, Roraima. Todo o cronograma está suspenso”, lamenta.

Em três semanas a liminar – na verdade a terceira no mesmo sentido – começa a afetar outro programa, o Internet para Todos, já com termos assinados com 3,6 mil prefeituras, pelo qual também é ofertada conectividade. As antenas de conexão em banda larga via satélite são todas da Viasat.

Segundo o MCTIC, até o momento 3.831 municípios estão cadastrados no programa, sendo que 3.662 já assinaram os termos de adesão. A ideia é que as primeiras antenas sejam instaladas a partir de 10 de maio. Mas o cronograma depende da liberação das antenas.

Enquanto isso, o governo formalizou uma mudança no Internet para Todos, que dispensa os municípios de garantirem isenção de ISS para as conexões via satélite do programa. Essa era uma exigência para a adesão, mas em seguida considerada desnecessária.

Como a conectividade é entendida como Serviço de Valor Adicionado, não há recolhimento de ISS. Nesta segunda, 16/4, o MCTIC publicou uma alteração na portaria que regulamenta o programa, materializando a dispensa dessa exigência.

Na sexta-feira, 13/04, pressionadas a Telebras e a americana Viasat divulgaram uma nota de esclarecimento e detalharam - sem revelar valores - parte do acordo firmado entre as partes. Segundo as empresas, há uma 'disposição dos concorrentes de não permitir o andamento dos projetos de inclusão digital'.


Carreira
Cursos de Tecnologia voltam a crescer com ensino a distância

Um em cada cinco estudantes matriculados no ensino superior no Brasil estuda a distância, aponta o o Censo da Educação Superior divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

TICs em Foco - TRANSFORMAÇÃO DIGITAL
Prever. Prevenir. Detectar e Responder

Essas são a exigência da remodelagem da gestão de riscos e da segurança organizacional nas corporações.

Governo diz ao TCU que só Telebras tem satélite de banda larga nacional

MCTIC diz à Corte de Contas que operadoras privadas não têm condições técnicas de atender ao programa Gesac com cobertura e velocidades exigidas.

Proibir o uso do celular pelos jovens é estratégia ineficaz e sem futuro

"Proibindo por proibir não estamos ensinando nada", advertiu a psicóloga Evelise Galvão de Carvalho, ao participar do Workshop Impactos da Exposição de Crianças e Adolescentes na Internet, promovido pelo CGI.br e pelo NIC.br.

Via Direta recorre e diz que STF legitimou ‘escândalo’ entre Telebras/Viasat

Empresa do Amazonas disparou contra o STF.  "Ao permitir o funcionamento do SGDC, Vossa Excelência(referindo-se a ministra Carmen Lúcia) legitimou o maior escândalo das telecomunicações de toda história brasileira”, escreveu na petição, o dono da Via Direta, Ronaldo Tiradentes.

Facebook abandona projeto de drones para conectar áreas remotas

Empresa anunciou que vai desativar a unidade que construiu o Aquila, o veículo não tripulado do tamanho de um Boeing 737 que prometia irradiar internet. Rival Google ficou sozinha com o projeto Loon, de balões para a Internet.

TV Digital: Sobras de recursos devem comprar mais conversores

Estimativas são de que haverá disponível cerca de R$ 600 milhões dos R$ 3,6 bilhões que o leilão da faixa de 700 MHz destinou à TV Digital, suficiente para comprar cerca de 3 milhões de novos kits.

Juiz de Fora, MG, é número 1 na oferta de serviços digitais em ranking das teles

Operadoras expandiram o ranking das cidades amigas da banda larga para avaliar também as que oferecem serviços digitais aos cidadãos.No ranking das cidades amigas da Banda Larga, Uberlândia se mantém com a liderança. Brasília e São Paulo estão nos últimos lugares.



  • Copyright © 2005-2018 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G