GOVERNO » Compras Governamentais

Setic ouve TCU e GSI e promete retomar pregão da ‘nuvem’ federal

Luís Osvaldo Grossmann ... 19/04/2018 ... Convergência Digital

A secretaria de tecnologia de informação e comunicação do Ministério do Planejamento promete ainda para o primeiro semestre deste 2018 um novo termo de referência para a compra unificada de serviços de computação em nuvem para órgãos federais.
Uma primeira versão foi apresentada ainda em 2017, mas em março último, depois da troca do então secretário Marcelo Pagotti por Gleisson Rubin (agora substituído por Luis Felipe Monteiro), a Setic resolveu discutir previamente o modelo com o Tribunal de Contas da União – e teria recebido sugestões de mudanças.
Além disso, o assunto acabou envolvendo o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República. O departamento de segurança da informação e comunicações, um dos braços do GSI, acaba de atualizar a norma relativa ao uso da ‘nuvem’ no serviço público, na qual reforçou a necessidade de que os datacenters estejam no Brasil.
Diz a Norma Complementar 14 que “deve ser assegurado que dados, metadados, informações e conhecimento, produzidos ou custodiados por órgão ou entidade da Administração Pública Federal, bem como suas cópias de segurança, residam em território brasileiro”, diz textualmente a norma como publicada há um mês.
Um desenho de contratação chegou a ser pensado para coisa de 40 ministérios. Depois encolhido para meia dúzia. A ideia seria contratar duas nuvens públicas em um modelo que usaria broker, mas o próprio Serpro em seguida indicou interesse em ser esse orquestrador. A Setic informa, porém, que “sugestões de melhoria contribuíram para o aperfeiçoamento do modelo”.


Revista do 62º Painel Telebrasil 2018
Veja a revista do 62º Painel Telebrasil 2018 Brasil Digital: O futuro é agora - é o tema da revista do Painel Telebrasil 2018.
Edição, com 104 páginas, consolida os debates realizados no evento, que reuniu a indústria de Telecomunicações.
Clique aqui para ver outras edições

TSE: software usados na urna eletrônica são desenvolvidos no Tribunal

Presidente do STF, ministro Dias Toffoli, também rebateu a suposição de fraude. “Digo apenas que ele (Jair Bolsonaro) sempre foi eleito usando a urna eletrônica. Os sistemas são abertos a auditagem para todos os partidos políticos seis meses antes da eleição, para todos os candidatos e para a OAB”.

Órgãos públicos centralizam atendimento de ouvidorias em um único portal

Novo Decreto obriga a integração dos canais de atendimento de todos os órgãos da administração federal direta. Atualmente existem 386 unidades de ouvidorias federais. A governança ficará com a Controladoria Geral da União.

eSocial já tem 1 milhão de empresas, mas grandes estão atrasadas

Das mais de 12 mil empresas que devem substituir o recolhimento do FGTS até 27/8, menos de 8 mil estão prontas.

Plano de IoT aguarda apenas a assinatura do presidente Temer

"O decreto está pronto", diz Thiago Camargo, da Secretaria de Políticas Digitais do MCTIC. Sobre Transformação Digital, ele lembra que o governo deve atuar como facilitador.

eSocial: deixar para novembro pode ser um erro fatal das empresas do Simples Nacional

Em entrevista ao Convergência Digital, o coordenador do eSocial, José Maia, advertiu: "Não deixem para a última hora. Aproveitem a transição".



  • Copyright © 2005-2018 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G