INCLUSÃO DIGITAL

Com celular, Internet chegou a 70% dos domicílios no Brasil

Luís Osvaldo Grossmann ... 26/04/2018 ... Convergência Digital

Segundo o IBGE, a internet era acessível em 70% dos 69 milhões de domicílios brasileiros ao final de 2017. Um salto considerável de sete pontos percentuais em apenas um ano. E em grande medida graças ao crescimento do uso de telefones celulares como instrumento de acesso à rede, para 69% dos lares, além dos novos aparelhos de televisão.

Os dados da PNAD divulgados nesta quinta-feira, 26/4, mostram que a quantidade de domicílios com celulares chegou a 92,7%, sendo que o uso desses aparelhos como forma de conectividade passou de 60,3% para 69% dos lares entre 2016 e 2017. Os microcomputadores, antes forma de acesso à internet em 40,1% dos lares, caíram para 38,8%. Enquanto os tablets recuaram de 12,1% para 10,5%.

Foram superados pelos aparelhos de TV. Segundo a pesquisa, enquanto em 2016 as smart tvs eram usadas para conexão à internet em 7,7% dos domicílios do país, ao fim do ano passado elas já eram forma de acesso em 10,6% dos lares. Um  movimento que segundoo IBGE está diretamente ligado ao desligamento dos sinais analógicos e a transição para a TV Digital.

“Com a mudança do sinal analógico para o digital, as pessoas trocaram a TV de tubo pelas smart tvs, e as pessoas passaram a usar mais a tv para acessar a internet, principalmente para assistir filmes, assim como o celular”, aponta a gerente da PNAD Contínua, Maria Lucia Vieira. Segundo ela, em um ano cresceu em 2,5 milhões o total de domicílios com TVs de tela fina (chegando a 57,1% do total), enquanto caiu em 2,9 milhões a quantidade daqueles com TV de tubo.

Mantendo a tendência, o crescimento de lares com celular foi acompanhado por nova queda naqueles com telefone fixo, de 34,5% para 32,1%. De acordo com o  IBGE a redução se deu “em todas as regiões, com destaque para o Sudeste (de 50,0% para 47,0%)”. Já o percentual de domicílios onde havia computador, inclusive portáteis, recuou de 46,2% para 44,0%, nesse período. Todas as regiões tiveram queda nessa proporção.


Carreira
No Brasil, mais de 60% usam smartphone próprio para fins profissionais no horário de trabalho

Pesquisa global mostra que 92% dos brasileiros tiveram acesso ao smartphone, um número 30% acima dos usuários de notebooks (70%). Levantamento também destaca que as mulheres são mais engajadas do que os homens no uso do WhatsApp.

TICs em Foco - TRANSFORMAÇÃO DIGITAL
Prever. Prevenir. Detectar e Responder

Essas são a exigência da remodelagem da gestão de riscos e da segurança organizacional nas corporações.

Provedores devem apontar PTTs que grandes operadoras terão que conectar

Anatel quer estabelecer os critérios para definir quais os pontos de troca de tráfego deverão constar das ofertas de referencia das teles com Poder de Mercado Significativo.

Governo diz ao TCU que só Telebras tem satélite de banda larga nacional

MCTIC diz à Corte de Contas que operadoras privadas não têm condições técnicas de atender ao programa Gesac com cobertura e velocidades exigidas.

Proibir o uso do celular pelos jovens é estratégia ineficaz e sem futuro

"Proibindo por proibir não estamos ensinando nada", advertiu a psicóloga Evelise Galvão de Carvalho, ao participar do Workshop Impactos da Exposição de Crianças e Adolescentes na Internet, promovido pelo CGI.br e pelo NIC.br.

Facebook abandona projeto de drones para conectar áreas remotas

Empresa anunciou que vai desativar a unidade que construiu o Aquila, o veículo não tripulado do tamanho de um Boeing 737 que prometia irradiar internet. Rival Google ficou sozinha com o projeto Loon, de balões para a Internet.

TV Digital: Sobras de recursos devem comprar mais conversores

Estimativas são de que haverá disponível cerca de R$ 600 milhões dos R$ 3,6 bilhões que o leilão da faixa de 700 MHz destinou à TV Digital, suficiente para comprar cerca de 3 milhões de novos kits.

Juiz de Fora, MG, é número 1 na oferta de serviços digitais em ranking das teles

Operadoras expandiram o ranking das cidades amigas da banda larga para avaliar também as que oferecem serviços digitais aos cidadãos.No ranking das cidades amigas da Banda Larga, Uberlândia se mantém com a liderança. Brasília e São Paulo estão nos últimos lugares.



  • Copyright © 2005-2018 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G