Home - Convergência Digital

American Tower cria centro nacional de desenvolvimento de IoT para suportar rede LoRa

Convergência Digital - Carreira
Por Roberta Prescott* - 02/05/2018

A American Tower do Brasil (ATC) está apostando em internet das coisas (IoT, na sigla em inglês). Tanto que está construindo uma rede usando a tecnologia LPWAN (low power wide area network) no padrão LoRa (long range) e em frequência não-licenciada (banda ISM, 900MHz). A companhia será fornecedora da infraestrutura de rede compartilhada no atacado e, para fomentar o mercado, anunciou o IoT Open Labs, um centro de experiência e desenvolvimento que tem parceria da ATC com a Everynet e BandTec Digital School.

Entre os objetivos do projeto está capacitação de novos profissionais para acelerar o ecossistema de IoT no Brasil e ampliar a atuação da companhia como player de compartilhamento de infraestrutura no setor de telecomunicações no Brasil. O IoT Open Labs tem também o papel de atuar como viabilizador da nova infraestrutura da ATC, que entendeu que não basta construir a rede, sendo necessário estimular o ecossistema dos desenvolvedores de dispositivos, sensores e da camada de aplicação e software.

A proposta do IoT Open Labs é ser um local onde empresas parceiras, clientes, desenvolvedores e estudantes poderão experimentar, interagir, testar e entender fim a fim as aplicações para internet das coisas funcionando em uma rede real. A ATC espera que o centro seja um catalisador do ecossistema de aplicações para o desenvolvimento e implantação de aplicações para IoT, fazendo uso de espaços dedicados ao desenvolvimento de aplicações, cursos de capacitação e especialização.

A Everynet é o parceiro tecnológico escolhido pela American Tower responsável pelo desenvolvimento dos rádios e servidores LoRa. A BandTec Digital School é o parceiro que fornece a infraestrutura para o IoT Open Labs e o suporte acadêmico no desenvolvimento de soluções de IoT. 


Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:

19/06/2018
FINEP lança ação de fomento de R$ 1,5 bilhão para financiar programas de IoT

19/06/2018
TIM ativa rede comercial de Internet das Coisas em 700 Mhz

18/06/2018
Gastos globais com internet das coisas crescerão acima dos 13% até 2022

14/06/2018
BNDES lança chamada de R$ 20 milhões para projetos de IoT

24/05/2018
Proposta da Anatel reduz alíquota do Fistel a zero e amplia uso do Fust

24/05/2018
BNDES anuncia três linhas para financiar internet das coisas

24/05/2018
Plano prevê moratória tributária de 10 anos para IoT

17/05/2018
IoT precisa resolver questões de ordem social, econômica e legal

02/05/2018
American Tower cria centro nacional de desenvolvimento de IoT para suportar rede LoRa

02/05/2018
Brasil terá uma rede de Internet das Coisas da American Tower

Destaques
Destaques

Brasileiro cada vez mais assiste TV conectado à Internet

Pesquisa mostra que 46% dos entrevistados disseram que 'sempre' navegam na Rede enquanto assistem televisão. O smartphone é o dispositivo mais usado para navegar na Internet.

Celular é o meio mais usado para as transações bancárias

Pesquisa Febraban mostra que no mobile banking, as transações pularam de 18,6 bilhões para 25,6 bilhões, um incremento de quase 40%. Já as feitas pela Internet registraram pequeno crescimento passando de 15,5 bilhões para 15,8 bilhões em 2017.

Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV
Veja mais artigos
Veja mais artigos

A grande oportunidade da IA no negócio do carro conectado

Por: Eduardo Prado *

Os dados do seu carro vão valer ouro e não falta muito para isso, antecipa o consultor Eduardo Prado, em artigo exclusivo ao portal Convergência Digital.


Copyright © 2005-2016 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site