INCLUSÃO DIGITAL

Cabo e fibra superam rádio como principal conexão nas prefeituras

Luís Osvaldo Grossmann ... 02/05/2018 ... Convergência Digital

A nova pesquisa TIC Governo Eletrônico, realizada pelo Cetic.br, área de estudos do NIC.br, mostrou uma mudança importante no perfil da conectividade nas cidades brasileiras: redes de cabo ou de fibra óptica já se tornaram a forma predominante de conexão dos governos municipais, em um aumento de 14 pontos percentuais entre 2015 e 2017.

Segundo os novos dados, conexões com cabo ou fibra foram citadas por 83% das prefeituras entrevistadas, bem acima dos 69% registrados em 2015. No sentido oposto, enquanto as conexões via rádio estavam presentes em 70% dos municípios em 2015, no ano passaram caíram para 60%.

O movimento foi notadamente mais forte em cidades pequenas do Nordeste. “As diferenças foram encontradas principalmente por conta de municípios do Nordeste e em cidades com porte entre 10 mil e 100 mil habitantes”, destaca a coordenadora da pesquisa TIC Governo Eletrônico, Manuella Ribeiro

De acordo com o gerente do Cetic.br, Alexandre Barbosa, essa mudança está diretamente ligada ao trabalho de pequenos provedores de internet, com atuação mais significativa em cidades menores. “Estamos falando de municípios minúsculos, onde as grandes empresas não vão e que estão sendo atendidos pelos pequenos provedores”, afirma.

Os dados mostram ainda que 44% das prefeituras contam com acessos DSL (eram 40% em 2015), 25% com 3G/4G (eram 27%) e 13% têm acesso via satélite (eram 11%). E em 2% ainda persiste o acesso discado.


Carreira
Reajuste salarial de trabalhadores de TI de São Paulo ficou em 2,07%

Depois de quase um ano de divergência, patrões e empregados de TI de São Paulo fecharam um acordo de dissídio coletivo no Tribunal Regional do Trabalho. Jornada de 40 horas foi mantida na Convenção Coletiva de Trabalho 2018.

TICs em Foco - TRANSFORMAÇÃO DIGITAL
Prever. Prevenir. Detectar e Responder

Essas são a exigência da remodelagem da gestão de riscos e da segurança organizacional nas corporações.

Parceira da Telebras amplia WiFi via satélite no México para áreas urbanas

Dois anos depois de começar a explorar banda larga satelital em áreas remotas do país, como promete fazer no Brasil, a empresa americana Viasat anuncia conexões de 100 Mbps e preços para competir com internet fixa.

CPFL: É preciso predisposição para se ter um consenso no uso dos postes

"Não é fácil, mas é preciso existir um alinhamento. Estão todos do mesmo lado", diz o diretor da CPFL, André Luiz Gomes.

Swap de fibras é mandatório para levar banda larga em regiões desassistidas

Compartilhamento de infraestrutura é essencial para reduzir custos e definir modelos de negócios nas cidades onde as teles não investiram, observa o CEO da UmTelecom, Rui Gomes.

Brasil precisa quebrar barreiras para ter um governo único digital

"O cidadão é o mesmo no município, no Estado e no governo federal. Tem de existir um atendimento único. Não pode ter briga com as Prods. Esse é o nosso desafio", afirma o diretor de Operações do Serpro, Iran Porto.

Telebras considera preços defendidos pelo TCU como 'sugestão', não como 'obrigação'

Presidente da estatal, Jarbas Valente, espera concluir negociações com a Viasat antes do prazo de 90 dias determinado pelo Tribunal.

TCU libera GESAC, mas exige mudanças no contrato entre Telebras e Viasat

Tribunal de Contas reconheceu como válida a inexigibilidade de licitação pela Telebras. Também entendeu como legal o acordo firmado com a Viasat, mas exigiu uma renegociação de condições financeiras mais favoráveis.



  • Copyright © 2005-2018 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G