INCLUSÃO DIGITAL

Cabo e fibra superam rádio como principal conexão nas prefeituras

Luís Osvaldo Grossmann ... 02/05/2018 ... Convergência Digital

A nova pesquisa TIC Governo Eletrônico, realizada pelo Cetic.br, área de estudos do NIC.br, mostrou uma mudança importante no perfil da conectividade nas cidades brasileiras: redes de cabo ou de fibra óptica já se tornaram a forma predominante de conexão dos governos municipais, em um aumento de 14 pontos percentuais entre 2015 e 2017.

Segundo os novos dados, conexões com cabo ou fibra foram citadas por 83% das prefeituras entrevistadas, bem acima dos 69% registrados em 2015. No sentido oposto, enquanto as conexões via rádio estavam presentes em 70% dos municípios em 2015, no ano passaram caíram para 60%.

O movimento foi notadamente mais forte em cidades pequenas do Nordeste. “As diferenças foram encontradas principalmente por conta de municípios do Nordeste e em cidades com porte entre 10 mil e 100 mil habitantes”, destaca a coordenadora da pesquisa TIC Governo Eletrônico, Manuella Ribeiro

De acordo com o gerente do Cetic.br, Alexandre Barbosa, essa mudança está diretamente ligada ao trabalho de pequenos provedores de internet, com atuação mais significativa em cidades menores. “Estamos falando de municípios minúsculos, onde as grandes empresas não vão e que estão sendo atendidos pelos pequenos provedores”, afirma.

Os dados mostram ainda que 44% das prefeituras contam com acessos DSL (eram 40% em 2015), 25% com 3G/4G (eram 27%) e 13% têm acesso via satélite (eram 11%). E em 2% ainda persiste o acesso discado.


Carreira
Funcionários brasileiros burlam regras de segurança de TI por software e apps

Justificativas para a quebra da hierarquia são variáveis, entre elas desponta 'porque os software baixados são melhores do que o que a minha empresa oferecia", apura estudo global de transformação digital, feito pela Unisys. No Brasil, boa parte não entende Inteligência Artificial e tem medo de perder o emprego para a tecnologia.

TICs em Foco - TRANSFORMAÇÃO DIGITAL
Prever. Prevenir. Detectar e Responder

Essas são a exigência da remodelagem da gestão de riscos e da segurança organizacional nas corporações.

Sem opositores, Governo usa Audiência para defender acordo Telebras/Viasat

Sem a participação dos que consideram ilegal o acerto com a empresa norte-americana, presidente da Telebras sustentou aos parlamentares que parceria foi fechada dentro dos critérios da Lei de Estatais. Governo garantiu que a soberania nacional não está em risco.

TV Digital: Sobras de recursos devem comprar mais conversores

Estimativas são de que haverá disponível cerca de R$ 600 milhões dos R$ 3,6 bilhões que o leilão da faixa de 700 MHz destinou à TV Digital, suficiente para comprar cerca de 3 milhões de novos kits.

Juiz de Fora, MG, é número 1 na oferta de serviços digitais em ranking das teles

Operadoras expandiram o ranking das cidades amigas da banda larga para avaliar também as que oferecem serviços digitais aos cidadãos.No ranking das cidades amigas da Banda Larga, Uberlândia se mantém com a liderança. Brasília e São Paulo estão nos últimos lugares.

Hughes vai ofertar banda larga via satélite em mais 1000 cidades no Brasil

Cobertura servirá para os Estados do Amapá, Amazonas e Rondônia. Serviço será vendido a partir do terceiro trimestre. Velocidades de acesso estão entre 10 Mbps e 25 Mbps.

Cabo e fibra superam rádio como principal conexão nas prefeituras

Segundo a nova pesquisa TIC Governo Eletrônico, avanço foi especialmente puxado por municípios do Nordeste e com até 100 mil habitantes.

Com celular, Internet chegou a 70% dos domicílios no Brasil

Número de lares conectados cresceu 7 pontos percentuais em 2017, graças aos telefones móveis e a novos televisores.



  • Copyright © 2005-2018 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G