Convergência Digital - Home

Big data: Brasil deve elevar investimento em 25% este ano

Convergência Digital
Da redação* - 03/05/2018

Os presidentes americanos Barack Obama e Donald Trump foram eleitos graças ao big data. As campanhas de ambos os políticos utilizaram dessa estratégia tecnológica para analisar o perfil dos cidadãos em redes sociais e, a partir desses dados, criar um direcionamento mais correto para seus objetivos.

Na Copa de 2014, o resultado de 7 x 1 da Alemanha contra o Brasil, que levou os alemães à vitória no torneio, também teve contribuições do big data: em seus treinamentos, a seleção alemã usava de análise de dados de seus jogadores e adversários, substituindo vídeos e falas da comissão técnica por números.

Os dois cases internacionais foram utilizados por Bruno Russo, integrante da unidade de negócios da Localweb Corp, na abertura do último webinar promovido pela Assespro-SP (Associação das empresas Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação - Regional de São Paulo), para ilustrar a importância e abrangência do uso do big data, atualmente.

No ambiente empresarial brasileiro, Russo destacou que o investimento nessa tecnologia por parte das empresas nacionais irá aumentar em 25% no ano de 2018, de acordo com pesquisa realizada pelo Gartner no País. “O movimento que as empresas estão fazendo hoje é investir em cada vez menos em infraestrutura e cada vez mais em dados. São empresas com essa postura que oferecem produtos e serviços muito aderentes ao seu público, chegando com sucesso aos seus objetivos”, destaca Russo.

Entre as vantagens do uso do big data, de acordo com o especialista, estão criações de produtos e serviços mais assertivos para o público-alvo, com soluções exclusivas e customizadas tanto para pequenas e médias empresas, como em grandes corporações. Para o projeto dar certo em cada caso, Russo destaca a importância do uso de técnicas e profissionais específicos para análise de dados, com a aplicação de algoritmos corretos.

Outra indicação do especialista é que a execução do big data seja feita em cloud, expandido a capacidade de mobilidade e uso dos dados. Para o sucesso do investimento em big data, o especialista da Localweb Corp sugere que a empresa tenha um centro de excelência dedicado ao assunto, que inclua profissionais de habilidades mistas.


O webinar completo pode ser acessado na página da Assespro-SP.

* Fonte- Assespro-SP.


Destaques
Destaques

Mais que frequência, 5G exige muita fibra e muita nuvem

Operadoras terão, com infraestrutura, capacidade de ter serviços tão rápidos quanto os ofertados pela TI, preconizou o diretor-executivo de Business Network Consulting da Huawei América Latina,  Guillermo Solomon.

CNJ alega risco à segurança nacional e suspende contrato do TJ/SP com a Microsoft

Para o conselheiro Márcio Schiefler Fontes, o TJ/SP entregou à Microsoft o controle total sobre a tramitação processual do maior tribunal do país.



Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Veja mais artigos
Veja mais artigos

Intuição versus análise de dados na gestão

Por Douglas Scheibler*

O poder decisório significa alta responsabilidade e inúmeros riscos. Neste cenário caótico, analisar dados é indispensável e é o que justifica uma determinada medida ser considerada como correta, em um cenário específico, em detrimento de outras.

Data Centers: agora é hora de ver acontecer

Por Gilberto Gonzaga*

O que recentemente era apenas uma tendência já pode ser observado na prática. A expectativa, agora, é que esses movimentos se consolidem cada vez mais e nos levem a uma nova era de conectividade, da qual a América Latina não ficará de fora.


Copyright © 2005-2016 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site