NEGÓCIOS

Entidades de TICs assinam manifesto contra reforma do PIS/Cofins

Da Redação ... 08/05/2018 ... Convergência Digital

Um conjunto de associações setoriais, sindicatos, organizações e confederações da indústria de serviços, entre elas, as ligadas ao setor de TICs como a Abranet, o SindiTelebrasil, a Feninfra e o Sindisat publicou nesta terça-feira, 08/05, um manifesto contra a proposta do governo Temer de reforma do PIS/Cofins.

A "Mobilização Nacional Contra o Aumento do PIS/Cofins" afirma que a reforma "preocupa quem mais emprega", uma vez que seria uma ameaça de aumento de impostos. Critica ainda não haver "transparência sobre seu alcance e conteúdo", o que "desperta a apreensão sobre possíveis impactos negativos no setor de Serviços, em plena fase de criação de empregos formais".

Para as entidades setoriais, o recolhimento do PIS/Cofins pelo regime cumulativo é mais compatível com atividades intensivas em mão de obra. No regime não cumulativo, argumentam, "além do aumento previsto de alíquotas, resulta em maior complexidade e burocracia". O manifesto ressalta ainda que a aprovação de uma reforma mais abrangente poderia "anular os esforços bem-sucedidos de combate à inflação, considerando seus reflexos no aumento de preços de produtos e serviços essenciais", incluindo telefonia e Internet.

De acordo ainda com as entidades, usando como fonte índices de 2013 do IPT/Fenacom, o impacto da mudança do cálculo com alíquota única de 9,25% nos serviços de telecomunicações seria de 81,62%, enquanto nos serviços de comunicação social seria de 136,35%. O aumento direto do preço final dos serviços ao consumidor seria de 3,19% e 5,45%, respectivamente.

Declaram também que a possibilidade de aumento generalizado de alíquotas para compensar a exclusão de ICMS e ISS da base de cálculo do PIS/Cofins após recente decisão do Supremo Tribunal Federal traz preocupação. Alegam que a medida afetaria os resultados das empresas, comprometendo investimentos e geração de empregos, justamente em um momento de recuperação econômica. "Para o Brasil crescer e gerar empregos, é preciso afastar as ameaças de aumento de impostos", concluem os integrantes da Mobilização Nacional contra o aumento do PIS/Cofins.


Cloud Computing
Nuvem pública do governo federal começa com apenas nove órgãos

Dos vinte órgãos que manifestarm interesse, apenas nove confirmaram e terão acesso à nuvem do governo federal, que tem pregão estimado para acontecer no quarto trimestre de 2018. A cotação de preços junto aos fornecedores já foi iniciada.

3º Seminário Brasscom de Políticas Públicas & Negócios 2018 - Cobertura Especial Convergência Digital
Brasscom lança manifesto para construir um Brasil Digital e Conectado

Entidade quer a colaboração da sociedade e de entidades de TI ou não para entregar um documento aos presidenciáveis. "Tecnologia precisa ser prioridade nacional", diz o presidente-executivo da Brasscom, Sergio Paulo Gallindo.


Veja a cobertura da 3º Seminário Brasscom de Políticas Públicas & Negócios 2018

Carlos Ayres Britto participa de seminário nacional de TI da ABES

Ex-presidente do Supremo Tribunal Federal e do Tribunal Superior Eleitoral será o palestrante da 8ª edição do ABES Software Conference, que terá como tema as contribuições da TI para o futuro do Brasil.

Assespro se reposiciona para atrair ecossistema de TI e Inovação

Federação, que está completando 42 anos, com presença em 15 estados e cerca de 2000 empresas associadas, quer atrair as startups para dar uma guinada no mercado de TIC. Com relação ao Governo, Assespro quer provar que cada Real investido, há o retorno de vários reais para a sociedade.

LUCA, empresa de dados da Telefônica, fala sobre transformação digital no MyInova Summit

David Theodore O'Keefe, responsável pelo lançamento da unidade de negócios da operadora no Brasil, é um dos palestrantes do evento que acontece de 01 a 03 de agosto, em Foz do Iguaçu.

MyInova terá rodada internacional de negócios para TICs em Foz do Iguaçu

Expectativa é que mais de 50 empresas participem do evento, entre elas, companhias dos EUA, Canadá, México, Paraguai e Argentina.

TICs em Foco - TRANSFORMAÇÃO DIGITAL
Prever. Prevenir. Detectar e Responder

Essas são a exigência da remodelagem da gestão de riscos e da segurança organizacional nas corporações.



  • Copyright © 2005-2018 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G