INCLUSÃO DIGITAL

SindiSat reage à Telebras e nega 'guerrilha comercial'

Ana Paula Lobo ... 11/05/2018 ... Convergência Digital

Em nota encaminhada ao portal Convergência Digital nesta sexta-feira, 11/05, o Sindisat - Sindicato Nacional de Empresas de Telecomunicações por Satélite - reage às declarações dadas pelo presidente da Telebras, Jarbas Valente, em audiência pública realizada na Câmara dos Deputados, na quarta-feira, 09/05.  Valente explicou que todas as operadoras interessadas no negócio eram estrangeiras - como é a norte-americana Viasat escolhida como parceira, mas que a Justiça contesta o acerto pela não revelação dos detalhes do contrato comercial acertado.

Valente sustentou o entendimento que as ações movidas pelo SindiTelebrasil, representando as teles contra o GESAC, e das empresas de satélite, nada mais do que uma briga por interesses comerciais. Ainda de acordo com a Telebras, as propostas feitas não tinha abrangência nacional, e portanto, não serviriam ao Plano Nacional de Banda Larga.
 
Na nota oficial, o Sindisat diz: Sobre as últimas declarações da Telebrás segundo as quais os processos judiciais envolvendo a contratação da ViaSat seriam uma “tática de guerrilha comercial”, o Sindisat (Sindicato Nacional de Empresas de Telecomunicações por Satélite) esclarece que tal argumento procura apenas desviar o foco da discussão - que se resume à existência de fortes indícios de ilegalidade na contratação. Este fato foi reconhecido por duas instâncias do judiciário e pela Procuradoria Geral da República".

Ainda no comunicado, o Sindisat sustenta que 'pleiteia a transparência e um modelo de condições iguais para todos em sintonia com as transformações que se pretende para termos um Brasil cada vez melhor.'  A primeira vitória da Telebras foi obtida na ação liminar impetrada pelo SindiTelebrasil que questionava a inexibilidade da cessão do contrato do Gesac (programa Governo Eletrônico Serviço de Acesso ao Cidadão) à estatal. Hoje o serviço é prestado pelo consórcio entre Embratel e Oi e a vigência do contrato termina em junho.

A Telebras, por sua vez, sustenta que o acordo com a Viasat é legal e insiste que não há qualquer risco à soberania do Brasil no uso do satélite geoestacionário de defesa e comunicações e que a parceria, além de economizar R$ 900 milhões de orçamento próprio da estatal, garante os recursos para a compra de mais dois satélites.


 

 


TICs em Foco - TRANSFORMAÇÃO DIGITAL
Prever. Prevenir. Detectar e Responder

Essas são a exigência da remodelagem da gestão de riscos e da segurança organizacional nas corporações.

Viasat: TCU controla viabilidade de acordo com Telebras

Segundo a vice presidente da empresa, Lisa Scapone, a demanda existe e pode ser medida pelo Gesac, mas operação comercial no Brasil depende dos ajustes no contrato para uso do satélite nacional.

PC fica cada vez mais distante da população mais pobre no Brasil

Dados do IBGE revelam que os mais pobres do País trocaram os PCs pelos celulares e tablets. A proporção da população com acesso à internet no domicílio passou de 67,9% em 2016 para 74,8% em 2017.

Parceira da Telebras amplia WiFi via satélite no México para áreas urbanas

Dois anos depois de começar a explorar banda larga satelital em áreas remotas do país, como promete fazer no Brasil, a empresa americana Viasat anuncia conexões de 100 Mbps e preços para competir com internet fixa.

Para TCU, políticas desconexas desperdiçam dinheiro com inclusão digital

Ao citar a política de Banda Larga, Tribunal observa que a falta de coordenação gera redundância, falta de isonomia e obstáculos à oferta de serviços.

CPFL: É preciso predisposição para se ter um consenso no uso dos postes

"Não é fácil, mas é preciso existir um alinhamento. Estão todos do mesmo lado", diz o diretor da CPFL, André Luiz Gomes.

Swap de fibras é mandatório para levar banda larga em regiões desassistidas

Compartilhamento de infraestrutura é essencial para reduzir custos e definir modelos de negócios nas cidades onde as teles não investiram, observa o CEO da UmTelecom, Rui Gomes.



  • Copyright © 2005-2018 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G