GOVERNO » Legislação

Brasil está cauteloso no equilíbrio entre a inovação e a proteção de dados

Luís Osvaldo Grossmann ... 16/05/2018 ... Convergência Digital

A falta de uma legislação específica sobre a proteção de dados pessoais é comumente apontada como ponto negativo para o Brasil. Mas o porta voz da AWS para setor público, Jeff Kratz, defende a cautela como mérito. Segundo ele, o Brasil busca as respostas certas para ter uma lei que preserve o delicado equilíbrio entre segurança da informação e campo aberto para a inovação.

“Estou muito otimista sobre o Brasil, porque as pessoas estão fazendo as perguntas certas, buscando o que vamos resolver, muito mais do que uma atitude reativa. Estão pensando em longo prazo. Quem deve fazer o quê. E vendo como se faz em cada país, quais as melhores práticas”, afirmou o executivo em entrevista ao Convergência Digital.

“É excitante ver o governo agindo proativamente para proteger os cidadãos, mas sem atrapalhar a inovação. Porque esse é um equilíbrio delicado, mas o que temos ouvido demonstra compreensão sobre esse equilíbrio. Como estamos nesse negócio há mais tempo que a maioria, acompanhamos isso na Austrália, em Cingapura, no Canadá. Há uma miríade de opiniões, e há as melhores práticas”, afirma.

Como a AWS conta com infraestrutura de datacenter no país, Kratz sugere não se preocupar com eventuais exigências de armazenamento local, tema que em algum nível também está presente em debates mundo afora. E confirma que a empresa acompanha com interesse a contratação de serviços de nuvem para uso, possivelmente, de até 20 ministérios.

“Algumas administrações entendem que esse ou aquele tipo de dado precisa ficar local. Podem ser questões de segurança nacional, podem ser informações judiciais. A Argentina, por exemplo, mudou sua legislação para permitir dados financeiros fora do país. E muitos países, assim como o Brasil, estão pensando em digitalização e modernizando sua legislação. No nosso caso, estamos no Brasil há sete anos e temos em São Paulo uma estrutura única na América Latina. Podemos garantir não apenas cumprir regulações técnicas ou de segurança como também que não levamos as informações para outros lugares.”



CDES quer prioridade para proteção de dados e transformação digital

O Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES) recomendou ao governo que garanta dotação orçamentária adequada e mecanismos de acompanhamento da digitalização do setor público.

Serpro estuda redução de jornada para cobrir eventual reoneração da folha

Informação veio através de comunicado da diretoria da empresa no Rio de Janeiro, que alega que a folha de pagamentos já alcança 70% da receita líquida e não teria como voltar a assumir um aumento de 20% na tributação pela folha.

Big data no Governo Federal levou ao corte de 5 milhões do Bolsa Família

Cruzamento de informações entre diferentes bases de dados pelo Ministério do Desenvolvimento Social é ‘garoto propaganda’ do Govdata, o Big Data do governo federal.

Serpro economiza mais de R$ 300 milhões com isenção de ICMS

Supremo Tribunal Federal dá ganho de causa para a empresa estatal, que vinha sendo cobrada pelo não recolhimento de ICMS pela Secretaria da Fazenda do Distrito Federal. Justiça entendeu que o Serpro presta um serviço público ao fornecer SCM pela Infovia Brasília.

Diretor da Dataprev que propôs demitir mil funcionários pede exoneração

Desafeto político do presidente da estatal, Leandro Magalhães, Júlio César de Araújo Nogueira foi imposto para a diretoria da empresa pelo ex-ministro do Planejamento, Dyogo Henrique de Oliveira, que, agora, segue para a presidência do BNDES.



  • Copyright © 2005-2018 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G