Convergência Digital - Home

Governos estão com apetite para o uso da nuvem, diz diretor da AWS

Convergência Digital
Luís Osvaldo Grossmann - 16/05/2018

Os ventos são favoráveis para o uso crescente da computação em nuvem, notadamente pelo esforço de governos, sejam federal, estaduais ou, até mesmo, municipais. Das soluções propiciadas por startups para dilemas urbanos até a digitalização em larga escala dos serviços públicos há um apetite para a nuvem, segundo aposta o porta voz mundial da AWS para o setor público, Jeff Kratz.

“Temos visto governos com papel proativo por toda a América Latina e particularmente no Brasil. Já trabalhamos com vários ministérios, com governos estaduais, com municipalidades. E parece que há um aumento no apetite, seja pela redução da burocracia, pelas reformas, pela digitalização. Os próprios cidadãos querem acelerar”, afirma Kratz em entrevista ao Convergência Digital.

Ele destaca iniciativas relacionadas a cidades digitais, como a proposta da startup catarinense Camerite, que lançou em São Paulo uma solução que compartilha imagens gravadas por câmeras particulares com os órgãos de segurança pública. Ou, ainda, o aplicativo móvel que oferece serviços de ERP para prefeituras pequenas que não têm recursos para adquirir as principais soluções de mercado. “Há soluções aqui que mostramos em outros países e eles se perguntam porque ainda não tiveram essa ideia”, diz o executivo.

Segundo ele, governos têm três responsabilidades centrais nesse tema: modernizar a legislação para promover setores tecnológicos; incentivar o desenvolvimento de startups e criar políticas públicas que premiem a inovação. Cenário favorecido pelo interesse da própria administração em conhecer e usar os novos recursos.

“A nuvem permite a uma startup ter as mesmas garantias que grandes empresas ou administrações. Dá flexibilidade, escalabilidade e segurança. Para os governos, isso também significa escalar para mais quando há demanda e desativar quando não mais necessário, sem preocupações de legado, por exemplo. E vemos o governo curioso para implementar nuvem e aprender.”

Facebook Twitter Google+ LinkedIn Email Addthis


Bradesco, Dataprev e Equinix são destaque em datacenter no Brasil
Organizações foram as vitoriosas da edição 2017 do DCD Awards da América Latina. Conheça os destaques da região no segmento de datacenters.

Destaques
Destaques

Big data: Brasil deve elevar investimento em 25% este ano

Estimativa do Gartner foi apresentada por Bruno Russo, integrante da unidade de negócios da Localweb Corp, durante webinar promovido pela Assespro-SP. “O movimento que as empresas estão fazendo hoje é investir em cada vez menos em infraestrutura e cada vez mais em dados", destacou.

Empresário brasileiro é mais confiante em seus recursos de análises de dados

Segundo a consultoria KPMG, apenas 15% dos empresários brasileiros não confiam nos recursos de análises de dados utilizados, se comparados com os Estados Unidos e o Reino Unido, que apresentam baixa probabilidade de confiar nos recursos (42% e 43%, respectivamente).



Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Veja mais artigos
Veja mais artigos

Mão de obra é o "Calcanhar de Aquiles" da Inteligência Artificial

Por Eduardo Prado*

Em artigo exclusivo para o Convergência Digital, o consultor Eduardo Prado, mostra como os gigantes da tecnologia travam uma dura batalha para conseguir fidelizar os especialistas existentes. Ele também adverte: há uma busca desenfreada pela competência em IA.

A IA traz emoção e empatia às "máquinas"

Por Eduardo Prado*

Imagine se as tecnologias – assistentes virtuais (tipo Alexa da Amazon), veículos autônomos, aparelhos de televisão, frigoríficos conectados, telefones celulares – estivessem cientes das suas emoções? E se elas percebessem o seu comportamento não-verbal em tempo real?


Copyright © 2005-2016 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site