INTERNET

Fake news já são terceiro maior vetor de vírus no Brasil

Luís Osvaldo Grossmann ... 21/05/2018 ... Convergência Digital

Conteúdo enganoso na internet envenena o debate político e também os smartphones e dispositivos eletrônicos por onde circula. Um novo relatório de segurança digital da desenvolvedora brasileira PSafe afirma que as ‘fake news’ já se tornaram a terceira principal via de disseminação de vírus e softwares maliciosos no país.

“No primeiro trimestre de 2018, o dfndr lab detectou 2,9 milhões de links que direcionavam os usuários às notícias manipuladas, o que representa um aumento de 11,97% deste tipo de ciberataque em relação ao trimestre anterior”, diz Relatório da Segurança Digital no Brasil, com base em informações coletadas em 21 milhões de celulares Android no país.

Segundo o relatório, elaborado pelo laboratório de segurança cibernética da PSafe, o aplicativo dfndr registrou entre janeiro e março deste ano 56,9 milhões de ciberataques com uso de links maliciosos. Como regra geral, phishing, links clicáveis compartilhados via aplicativos de mensagem, notadamente o Whatsapp por ser o mais popular.

Dois terços dos ciberataques identificados foram feitos dessa forma, com algum link para tópico de interesse para chamar a atenção. O relatório mais recente destaca o uso de ofertas falsas de vagas emprego como isca, que sozinhas representam 45% dos ataques – e pelo menos 1,3 milhão de vítimas só no primeiro trimestre.

Pela separação feita pela PSafe, outros 8,14 milhões de ataques se deram por meio de links compartilhados que traziam conteúdo relacionado ao que chama de “publicidade suspeita”, o que inclui notificações falsas sobre o funcionamento do celular, por exemplo, induzindo a instalação de algum aplicativo. É nessa lista que as “notícias falsas” aparecem como condutoras de links maliciosos em 2,9 milhões de ataques identificados.

Com o que representa, até aqui, apenas 5,3% do total de ciberataques, as fake news já teriam sido bem sucedidas em atacar 8,8 milhões de pessoas, segundo projeções do relatório. Também impressiona a alta de 11,97% nesse tipo de abordagem, pois se deu em um período em que o total de ciberataques caiu 14%. Já a via de propagação é quase sempre a mesma. Segundo o documento, 95,7% das notícias falsas identificadas foram compartilhadas pelo Whatsapp.

Saúde, política e celebridades são os temas dominantes nas fake news identificadas como transmissoras de vírus. No primeiro trimestre deste 2018, o troféu de campeã foi para o título “Novo dipirona importado da Venezuela para o Brasil contêm vírus”. Segundo o relatório, a notícia falsa atraiu pelo menos 1,18 milhão de cliques no período.



2018: o ano para o Facebook apagar da sua história

Rede social admitiu que houve roubo de dados de 29 milhões de usuários na brecha de segurança descoberta no mês passado. De 15 milhões de usuários violados, foram roubados dois conjuntos de informações: nome e detalhes de contato, incluindo número de telefone, e-mail ou ambos, dependendo do que os indivíduos tinham em seus perfis.

Brasil é o segundo país do mundo a ter portal do Cidadão do Facebook

Ferramenta, criada por conta das eleições nos EUA em 2016, permite a conexão entre eleitores e autoridades eleitas.

Teles seguem governo dos EUA e processam Califórnia contra neutralidade

Quatro associações de empresas do setor de telecom dos Estados Unidos ingressaram na Justiça para tentar bloquear a legislação estadual que retomou regras para a oferta de internet.

Brasil chega aos 4 milhões de endereços ‘.br’

Marca atingida neste 1º/10 inclui as mais de 120 categorias de domínios, sendo que o ‘com.br’ é o mais popular, com 3,6 milhões, ou 91% dos registros. Desse total, 1 milhão já são de registros no padrão mais seguro conhecido como DNSSEC.

Abranet: conceito de ‘pequeno’ da Anatel desconsidera realidade da Internet

Associação Brasileira de Internet adverte à agência que 68% do segmento tem no máximo 500 clientes. Só 158 empresas chegam a 5 mil acessos. "É um risco classificar todos da mesma maneira", sinaliza o representante da entidade, Edmundo Matarazzo.

Revista Abranet 25 . ago-set-out 2018
Veja a Revista Abranet nº 25 Ordenar o uso e organizar o compartilhamento das infraestruturas aérea e terrestre são medidas imperativas para as empresas de energia, telecomunicações e de internet. E muito mais...
Clique aqui para ver outras edições

Acompanhe a Cobertura Especial do II Congresso Brasileiro de Internet - Abranet

Empresas da Internet pedem mais segurança jurídica

“O Marco Civil da Internet trouxe base sólida para criar parâmetros para se ter lei mínima para a Internet seguir avançando, mas, infelizmente, vemos varias iniciativas tentando modifica-lo", afirmou o presidente da Abranet, Eduardo Parajo.

Acompanhe a Cobertura Especial do II Congresso Brasileiro de Internet

  • Copyright © 2005-2018 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G