INTERNET

Facebook e Qualcomm se unem por rede wifi de 7 Gbps

Luís Osvaldo Grossmann ... 21/05/2018 ... Convergência Digital

A Qualcomm anunciou nesta segunda, 21/5, que está integrada  ao desenvolvimento das redes urbanas sem fio sob o guarda-chuva do projeto Terragraph, do Facebook. Os chipsets da fabricante americana passarão a integrar a tecnologia da rede social, que pretende usar a faixa de 60 GHz para conexões sem fio de última milha.

O alvo é a construção de redes sem fio urbanas de alta capacidade de transmissão mas por “apenas uma fração do custo da implantação de fibras ópticas”, como descreveu a empresa em comunicado. O projeto Terragraph, anunciado ainda em 2016, trabalha com a possibilidade de redes aéreas com transmissões de até 7 Gbps.

Faz, para isso, o uso da faixa de 60 GHz, fatia de ondas milimétricas do espectro radioelétrico suscetível a ser bloqueada por construções ou simplesmente pelo mau tempo. A promessa do projeto do Facebook é de ter a tecnologia capaz de usar antenas WiFi e smallcells espalhadas pela cidade de forma a garantir a qualidade das transmissões. Em fevereiro, o Facebook já anunciara que a Nokia também estava integrada ao projeto.

Segundo a Qualcomm, o Terragraph foi otimizado com a introdução de protocolos TDMA, nodos de sincronização, ligação de canais e o arranjo massivo de antenas para superar os obstáculos em ambientes urbanos densos, entregar cobertura de alta capacidade e reduzir custos e “time do market”. As empresas esperar que os testes integrados das soluções comecem em meados de 2019.


Decolar.com é multada em R$ 7,5 milhões

Multa foi aplicada pelo pelo Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC). Empreas é acusada de ter praticado diferenciação de preço de acomodações e negativa de oferta de vagas, quando existentes.

PMEs: mais de 50% usam Internet via cabo, com velocidades entre 1Mpbs a 10 Mpbs

Levantamento TICs Empresas 2017 mostra ainda que apenas 19% das PMEs vendem produtos via Internet no Brasil.

Proteste pede que Google e Facebook expliquem uso de dados no Brasil

Com a autorização do TSE para “impulsionamento” de conteúdo eleitoral, entidade cobra as condutas das redes para uso dos dados.

NIC.br ativa OpenCDN em Salvador

Cidade tem número expressivo de redes interligadas ao IX.br.  Em maio, tráfego nos IX bateu a marca de 5 terabits por segundo.

Comércio eletrônico no Brasil deixa de faturar R$ 407,2 mi com greve de caminhoneiros

Levantamento da Ebit diz que pouco mais de 860 mil pedidos deixaram de ser feitos pelos consumidores durante os 11 dias de paralisação dos caminhoneiros.

Revista Abranet 24 . maio-junho-julho 2018
Veja a Revista Abranet nº 23 A Convenção Abranet 2018 reuniu, na Bahia, cerca de cem empresas de internet. As discussões foram além do dia a dia e abordaram aspectos como planejamento, inovação e estratégia.
Clique aqui para ver outras edições

Acompanhe a Cobertura Especial do II Congresso Brasileiro de Internet - Abranet

Empresas da Internet pedem mais segurança jurídica

“O Marco Civil da Internet trouxe base sólida para criar parâmetros para se ter lei mínima para a Internet seguir avançando, mas, infelizmente, vemos varias iniciativas tentando modifica-lo", afirmou o presidente da Abranet, Eduardo Parajo.

Acompanhe a Cobertura Especial do II Congresso Brasileiro de Internet

  • Copyright © 2005-2018 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G