TELECOM

Manicômio tributário mata as empresas no Brasil

Luís Osvaldo Grossmann ... 22/05/2018 ... Convergência Digital

O relator da reforma tributária na Comissão Especial sobre o tema na Câmara, deputado Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR), foi ao Painel Telebrasil 2018 nesta terça, 22/5, para conclamar as empresas a irem à luta em defesa da votação do projeto. Ele acredita que o país tem uma janela de oportunidade até antes das eleições para avançar em mudanças fundamentais para o crescimento econômico.

“Há 30 anos queremos votar uma reforma tributária. E o melhor momento é agora. Fim de governo, governadores com contas apertadíssimas ou nem conseguindo pagar, o governo federal e os municípios estão fracos, os empresários e o Congresso também. Então vejo uma janela de oportunidade até julho. A matéria está bem discutida, temos a criação do IVA, com um sistema tributário tecnológico pronto para a cobrança toda eletrônica”, afirmou.

Para isso ser realidade, no entanto, associações, empresas, entidades de classe e a sociedade devem se mobilizar. “Na Câmara, o imposto único encantou uma parte do país, mas não encontrou eco no governo, nos estados, nos municípios e no Congresso Nacional.  O governo federal não se preocupou e não se preocupa com a reforma tributária. Ele quer apagar o incêndio que é arrumar caixa para pagar seus compromissos. Mas podemos buscar uma última arrancada até julho para que o Congresso tome a iniciativa e chegue a um acordo final”, insistiu.

Hauly aponta que o Brasil está há 37 anos crescendo em média a 2,3%. Nos 50 anos antes cresceu a 6,3%. “Temos crescimento baixo, o vôo de galinha, por conta das impropriedades e inconsistências do sistema brasileiro, um manicômio tributário do ponto de vista jurídico e um Frankestein do ponto de vista funcional. E o setor de telecomunicações foi escolhido como um arrecadador de impostos da União e dos Estados, assim como energia e combustíveis, cigarros, bebidas e veículos.”

No caso específico do setor, Hauly lembra que tributar mais ou menos é questão de decisão política. “Sou favorável a uma tributação monofásica à parte e uma tributação no IVA que possa gerar créditos das despesas com telefonia para as empresas, para a indústria, o comércio, os serviços”, explicou.  Assistam a entrevista.


Painel Telebrasil 2019
A 63ª edição do principal encontro institucional de lideranças do setor de telecomunicações e TICs acontecerá entre os dias 21 e 23 de maio de 2019, em Brasília. Saiba mais em paineltelebrasil.org.br
Veja o vídeo

Anatel propõe liberdade tarifária em chamadas de longa distância

Segundo a agência, consumidores têm amplas opções de serviço, a começar por ligações de voz sobre IP em diferentes aplicativos que usam a internet. Hoje a maior parte das teles oferece voz gratuita para vender o pacote de dados.

Marco de Telecom: CCT do Senado promete rapidez, mas quer ouvir presidente da Anatel

Os senadores da Comissão de Ciência e Tecnologia do Senado prometem uma votação rápida do novo modelo para o setor de Telecomunicações. Mas uma data para votação só deve ser definida na próxima semana, quando retorna de missão internacional a relatora do PLC 79/16, Daniella Ribeiro (PP-PB).

Anatel abre 90 dias para teles inscreverem suas inovações ao consumidor

Edital do Concurso Prática Inovadora nas Relações de Consumo nos Serviços de Telecomunicações 2019  prevê premiações separadas para pequenas e grandes empresas.

4G da Oi leva Internet e comunicação à estação brasileira da Antártica

Condições na base Comandante Ferraz - com ventos de até 200 Km/h e temperaturas recordes negativas - são inóspitas. Por vídeochamada, o comandante Geraldo Juaçaba e o diretor da Oi, Roberto Blois, falam ao Convergência Digital sobre o impacto dessa nova infraestrutura de telecomunicações na vida da base brasileira.




  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G