Convergência Digital - Home

Por 5G, TIM Brasil terá 21 data centers virtualizados no Brasil

Convergência Digital
Por Carmen Lucia Nery* - 22/05/2018

A TIM Brasil está capacitando a infraestrutura de core para estar pronta para o 5G, revelou o diretor de engenharia da operadora, Marco Di Constanzo. De acordo com ele, a virtualização será crucial para a implantação da tecnologia. "Temos um plano muito intenso de virtualização na TIM. No final deste ano, a TIM terá 10 datacenters de Core. A ideia é ter mais 11 datacenters EDGE para levar as aplicações para os usuários".

O executivo diz a liberação da faixa 3,5GHz é relevante para os projetos 5G no Brasil. Di Constanzo defendeu ainda a definição dos padrões. "Uma operadora sem padrão não implementa nada. O padrão é a certeza de ter a tecnologia  interoperando. O segundo fator crítico são as frequências e como equalizar espectro, cobertura e capacidade", afirmou Di Constanzo. Expectativa é ter um piloto 5G em 2019, desde que a frequência seja liberada pela Anatel. Assista a entrevista com o diretor de engenharia da TIM Brasil, Marco Di Constanzo.

Facebook Twitter Google+ LinkedIn Email Addthis


Bradesco, Dataprev e Equinix são destaque em datacenter no Brasil
Organizações foram as vitoriosas da edição 2017 do DCD Awards da América Latina. Conheça os destaques da região no segmento de datacenters.

Destaques
Destaques

Vivo já têm seis data centers virtualizados no Brasil

"Todo núcleo de voz já está virtualizado, como o de dados também", informa o diretor de planejamento e de redes da Vivo, Átila Branco.

Google mantém Brasil fora da estratégia de data center na América Latina

Companhia está investindo US$ 140 milhões para triplicar o tamanho do data center no Chile, com a geração de 1200 empregos diretos e indiretos. No Brasil, o regime especial para datacenters não sai do papel, como todas as ações de políticas públicas para TICs.



Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Veja mais artigos
Veja mais artigos

Dos ambientes offline à estratégia MultiCloud

Por Fabio Gordon*

É preciso reconhecer a necessidade de mudança, entender que o seu data center de 20 anos não vai mais suportar os negócios digitais. É imprescindível fazer um diagnóstico do seu ambiente de TI e começar a mudar. E rápido, porque é provável que os seus competidores já estejam fazendo isso.

Nuvem é o agora e o futuro da competitividade

Por Artur Hansen*

Em cloud, todo investimento é hermético, organizado de acordo com as justas necessidades de cada empresa.


Copyright © 2005-2016 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site