INCLUSÃO DIGITAL

Copa e eleições vão adiar cronograma da TV Digital

Luís Osvaldo Grossmann ... 23/05/2018 ... Convergência Digital

Por conta da Copa do Mundo e das eleições, o grupo que reúne governo, Anatel, operadoras e emissoras de televisão já se prepara para adiar as etapas que faltam do cronograma de desligamento dos sinais analógicos de TV. Segundo o presidente do grupo e da agência, Juarez Quadros, a estratégia visa evitar maiores turbulências no processo.

“Temos um desligamento agora no próximo dia 30 de maio em Belém, Manaus, Teresina, João Pessoa, Maceió e Aracaju. Se não der os 90% na pesquisa do Ibope, não dá para desligar em plena Copa do Mundo”, afirmou Quadros nesta quarta, 23/5, durante participação no Painel Telebrasil 2018, em Brasília.

Na próxima semana o grupo que coordena a transição digital receberá novos números do Ibope sobre o grau de preparação dos domicílios. A meta estipulada é para autorização do desligamento dos sinais analógicos apenas se pelo menos 90% dos lares estão aptos a ficar sem eles e receber somente os sinais digitais.

Por conta desses resultados, quando a pesquisa beira o percentual desejado a solução tem sido autorizar o desligamento, mas prolongando esse processo. “Às vezes temos retardado o desligamento em duas, três ou quatro semanas. Declaramos que pode desligar, mas termina mesmo o desligamento em determinado dia. Então essa data limite, a critério das emissoras, ficaria para depois da Copa”, explicou o presidente da Anatel.

Segundo ele, o mesmo deverá ocorrer na fase seguinte de desligamento. “Na outra leva de cidades, que envolve as capitais do Acre, Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Roraima e Amapá, e que estão programada para 14 de agosto, deixaríamos para depois do segundo turno das eleições”, disse.


Carreira
Terceirizado só tem direito a isonomia se houver fraude na terceirização

O entendimento foi aplicado pela 8ª Turma do Superior Tribunal do Trabalho ao reformar decisão que havia reconhecido o direito à isonomia salarial a uma atendente de telemarketing terceirizada pela Caixa Econômica Federal.

America Net: Programa WiFi Livre SP une risco e oportunidade de negócios

Operadora investirá R$ 20 milhões na iniciativa e aposta que o retorno virá com a exposição da marca junto aos assinantes, revela o vice-presidente, José Luiz Pelosini. America Net vai ter 619 pontos de acesso WiFi gratuito público na capital paulista.

Um terço das casas no Brasil usam antenas parabólicas

Segundo o IBGE, são 23 milhões de domicílios, bem espalhados pelo país. Isso revela o problema que a Anatel terá para mitigar as interferências e liberar a faixa de 3,5GHz para o 5G.

Internet chega a 3 de cada 4 domicílios no Brasil

Nas mãos de 84% dos brasileiros, o celular é o típico aparelho para uso da rede. Mas as conexões fixas já alcançam 73% dos lares do país, conforme dados da PNAD Contínua TIC 2017, do IBGE. Mas quase 30% da população ainda acha que o acesso à Internet é caro.

Viasat: TCU controla viabilidade de acordo com Telebras

Segundo a vice presidente da empresa, Lisa Scapone, a demanda existe e pode ser medida pelo Gesac, mas operação comercial no Brasil depende dos ajustes no contrato para uso do satélite nacional.

Anatel indica que banda larga móvel pode ficar com sobras da TV Digital

“Edital tinha dois objetivos: a transição do sistema de TV digital e o desenvolvimento da banda larga móvel no país”, afirma presidente da agência, Leonardo de Morais. Saldo chega a R$ 877 milhões.

PC fica cada vez mais distante da população mais pobre no Brasil

Dados do IBGE revelam que os mais pobres do País trocaram os PCs pelos celulares e tablets. A proporção da população com acesso à internet no domicílio passou de 67,9% em 2016 para 74,8% em 2017.



  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G