TELECOM

Europa costura legislação mais leve para telecom em troca de investimentos

Convergência Digital ... 29/05/2018 ... Convergência Digital

Parlamentares da União Europeia e Estados membros fecharam acordo informal sobre uma lei que permite que as operadoras de telecomunicações sejam desregulamentadas, caso invistam conjuntamente com rivais. Trata-se da revisão do marco legal do bloco sobre comunicações eletrônicas, em tratativas iniciadas ainda em 2016.

Segundo a agência Reuters, já existe um rascunho de acordo a ser votado em junho no Parlamento Europeu. E uma das abordagens para incentivar o aporte em novas redes de telecomunicações é a promessa de regulação mais leve para as operadoras que se comprometerem a fazer investimentos em conjunto e compartilhado com concorrentes.

Segundo a Reuters, antigos monopólios estatais como a Orange, a Deutsche Telekom e a Telecom Italia reclamam há muito tempo que as regras atuais que os forçam a abrir suas redes a concorrentes a preços regulados não lhes permitem obter retorno decente sobre o investimento.

A Comissão espera que acordos de longo prazo, nos quais operadores não tenham que arcar com todo o dinheiro, os encorajem a investir em redes de fibra, que podem custar entre 500 e 800 euros por família, segundo cálculo do Goldman Sachs.

Inicialmente, o Parlamento rejeitou a inclusão de acordos de compra como tipos de coinvestimento, temendo que isso pudesse prejudicar a concorrência, mas cedeu quando foram estabelecidas condições mais estritas sobre que tipos de contratos de compra poderiam se beneficiar de uma regulamentação mais suave.
Espera-se que a lei seja concluída numa reunião da Comissão com o Parlamento Europeu e os Estados membros em 5/6.

* Da Reuters


Revista do 62º Painel Telebrasil 2018
Veja a revista do 62º Painel Telebrasil 2018 Brasil Digital: O futuro é agora - é o tema da revista do Painel Telebrasil 2018.
Edição, com 104 páginas, consolida os debates realizados no evento, que reuniu a indústria de Telecomunicações.
Clique aqui para ver outras edições

Celulares terão que indicar taxa de radiação emitida

Ao revisar o regulamento que trata da exposição eletromagnética, Anatel prevê 120 dias para que os equipamentos vendidos tragam a informação nas caixas ou manuais.

TV paga: pirataria tem mais 'assinantes' que a Netflix no Brasil

Consultoria Business Bureau diz que a OTT possui 18% do mercado de assinatura de streaming de vídeo. A Globo Play fica na segunda posição, mas com apenas 4%. Pirataria no Brasil fica bem acima da média da América Latina.

Justiça mantém Pharol e Nelson Tanure fora da Oi até aporte de capital

Juiz Fernando Viana, da 7ªVara Empresarial do Rio de Janeiro, manteve a suspensão dos direitos políticos dos conselheiros e diretores da Oi ligados aos grupos.

GSMA: Parceria em conteúdo é melhor para teles que produção própria

Apesar de iniciativas em investir nesse campo, estudo da associação destaca que licenciamento de conteúdo é caminho mais realista para teles.



Painel Telebrasil 2017 - Cobertura Especial ConvergênciaDigital


Clique aqui e acompanhe a cobertura completa do Painel Telebrasil 2017

  • Copyright © 2005-2018 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G