TELECOM

Anatel diz que teles receberam combustível para manutenção das redes

Luís Osvaldo Grossmann ... 29/05/2018 ... Convergência Digital

Em reunião na Câmara dos Deputados nesta terça, 29/5, o presidente da Anatel, Juarez Quadros, foi questionado sobre a garantia de continuidade dos serviços de telecomunicações diante do desabastecimento generalizado por conta da greve dos caminhoneiros. Segundo ele, as estruturas críticas estão protegidas, as empresas abastecidas e até aqui não foi registrado nenhuma interrupção.

“O risco de interrupção é constante, daí a atenção máxima que demos em acompanhar os trabalhos do comitê de crise. Temos uma equipe significativa acompanhando. Até o momento não houve nenhuma interrupção”, afirmou Juarez Quadros durante audiência na comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara. “Se a crise perdurar, temos que garantir o suprimento de setores prioritários de infraestrutura”, completou.

Durante o fim de semana, as operadoras de telecomunicações pediram prioridade para abastecimento de veículos usados na manutenção de redes e na proteção de infraestruturas críticas, bem como escolta de caminhões tanque até os reservatórios de grupos geradores usados em centrais telefônicas.

O presidente da Anatel procurou tranquilizar os parlamentares de que embora a situação seja delicada, pois não há como saber quando a distribuição será normalizada, estão sendo tomadas todas as precauções para garantir que não haja descontinuidade nos serviços.

“Temos pontos sensíveis no país inteiro, mas a agência controla os pontos críticos. Houve mobilização para garantir a distribuição de combustíveis e as empresas estão abastecidas”, insistiu Quadros. Ele disse que a equipe de acompanhamento foi dobrada e que além do contato com o comitê de crise junto ao Ministério da Defesa, escritórios regionais fazem parte daqueles criados em nível estadual.

Em essência ele lembrou sobre a duplicidade de redes que garante contingencias. Nesse sentido, foi garantido abastecimento de diesel para os grupos geradores que garantem a contingência de infraestruturas críticas. Além disso, há dupla redundância em centrais de roteamento e interconexão internacional.


Internet Móvel 3G 4G
5G: redes comerciais na América Latina em 12 a 18 meses

Crescimento rápido do 4G abre espaço para investimentos no 5G, afirma a 5G Americas. América Latina pode fechar 2018 com 258 milhões de conexões LTE ativas, incluindo o M2M.

Telefónica conduz projeto de transformação digital da Avianca

O acerto terá validade de cinco anos e inclui serviços de voz tradicional, conectividade de dados, apoio de infraestrutura (LAN/WLAN/Centro de cabos), segurança digital e soluções de redes definidas por software (SDN).

Banda larga patina no Brasil por falta de recursos para a infraestrutura

Um estudo elaborado pela consultoria Oliver Wyman,  sustenta a obsolescência da telefonia fixa e a necessidade de maiores investimentos em banda larga. Defende ainda que o momento é o de revisar o modelo de Telecomunicações.

Megaoperação de fiscalização da Anatel impede a venda de 25 mil equipamentos irregulares

Operação aconteceu nos dias 22, 23 e 24 de maio, em sete estados: São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso, Minas Gerais e Bahia.

Europa costura legislação mais leve para telecom em troca de investimentos

Segundo a agência Reuters, parlamentares e governos do bloco fecharam acordo informal para o novo marco regulatório das comunicações eletrônicas, com metas de aprovação no Parlamento Europeu ainda no início de junho.

TV por assinatura: Oi fica cada vez mais perto da Vivo

Mercado segue com sangria de assinantes e fechou abril com 17,97 milhões de contratos ativos. Na briga das operadoras, Grupo Claro tem larga vantagem sobre a Sky/AT&T na disputa pela liderança.

Proposta da Anatel reduz alíquota do Fistel a zero e amplia uso do Fust

Minuta de projeto de lei apresentada com o plano estrutural de redes eleva o fundo de universalização de 1% para 3% da receita e obriga o uso dos recursos em telecom, informou o conselheiro da agência reguladora, Aníbal Diniz.


Veja a revista do 61º Painel Telebrasil 2017
Revista do 61º Painel Telebrasil 2017
A edição de 2017 do Painel Telebrasil enfatizou a necessidade de atualização do modelo de telecomunicações e a definição de uma agenda digital para o País.

Painel Telebrasil 2017 - Cobertura Especial ConvergênciaDigital


Clique aqui e acompanhe a cobertura completa do Painel Telebrasil 2017

  • Copyright © 2005-2018 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G