TELECOM

Banda larga patina no Brasil por falta de recursos para a infraestrutura

Convergência Digital ... 05/06/2018 ... Convergência Digital

Um estudo, elaborado pela consultoria Oliver Wyman, sustenta a obsolescência da telefonia fixa e a necessidade de maiores investimentos em banda larga. “Vinte anos se passaram e a meta de universalização da telefonia fixa foi cumprida, mas agora o setor precisa evoluir para atender às novas demandas da sociedade e assegurar uma solução economicamente viável para as operadoras com foco no atendimento da população. O modelo atual encarece a telefonia fixa, não atende a demanda por banda larga e possui uma infraestrutura deficitária”, diz o documento.

O levantamento enumera pontos para serem modificados, entre eles, a escassez do modelo de concessão, a não razoabilidade de obrigações atreladas a serviço com baixa demanda, a insegurança sobre os bens reversíveis, as multas altas, o desvio dos recursos dos fundos setoriais e o peso da carga tributária. “A banda larga, por exemplo, tem penetração baixa (apenas 12,9 acessos por 100 habitantes) e patina por falta de incentivos que promovam o investimento para melhorar a infraestrutura”, aponta a consultoria Oliver Wyman.

Além da baixa penetração, o estudo usa números da Akamai de 2017 para situar o Brasil como 58º no mundo em velocidade média da internet, com apenas 6,8 Mbps, apesar de alojar a quinta maior rede de telecomunicações do planeta. “Este cenário mostra que é necessário ampliar os investimentos em infraestrutura da banda larga no Brasil, para prover acesso universalizado à internet com mínimo de qualidade”, completa.

Como conclusão, o estudo sustenta que “os representantes do governo e do setor já demonstraram vontade para colocar o assunto em discussão, e o Projeto de Lei da Câmara nº79/2016 – em tramitação no Congresso – visa a resolver algumas dessas questões. É fundamental que o resultado da discussão leve a uma modernização da legislação do setor de modo a gerar maior sustentabilidade do negócio e, acima de tudo, políticas públicas que permitam investimentos em infraestrutura de banda larga para a sua massificação e aumento da velocidade”.


Painel Telebrasil 2019
A 63ª edição do principal encontro institucional de lideranças do setor de telecomunicações e TICs acontecerá entre os dias 21 e 23 de maio de 2019, em Brasília. Saiba mais em paineltelebrasil.org.br
Veja o vídeo

Anatel propõe liberdade tarifária em chamadas de longa distância

Segundo a agência, consumidores têm amplas opções de serviço, a começar por ligações de voz sobre IP em diferentes aplicativos que usam a internet. Hoje a maior parte das teles oferece voz gratuita para vender o pacote de dados.

Marco de Telecom: CCT do Senado promete rapidez, mas quer ouvir presidente da Anatel

Os senadores da Comissão de Ciência e Tecnologia do Senado prometem uma votação rápida do novo modelo para o setor de Telecomunicações. Mas uma data para votação só deve ser definida na próxima semana, quando retorna de missão internacional a relatora do PLC 79/16, Daniella Ribeiro (PP-PB).

Anatel abre 90 dias para teles inscreverem suas inovações ao consumidor

Edital do Concurso Prática Inovadora nas Relações de Consumo nos Serviços de Telecomunicações 2019  prevê premiações separadas para pequenas e grandes empresas.

4G da Oi leva Internet e comunicação à estação brasileira da Antártica

Condições na base Comandante Ferraz - com ventos de até 200 Km/h e temperaturas recordes negativas - são inóspitas. Por vídeochamada, o comandante Geraldo Juaçaba e o diretor da Oi, Roberto Blois, falam ao Convergência Digital sobre o impacto dessa nova infraestrutura de telecomunicações na vida da base brasileira.




  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G