TELECOM

Anatel adia decisão sobre plano estrutural de redes por 120 dias

Luís Osvaldo Grossmann ... 07/06/2018 ... Convergência Digital

A Anatel adiou por mais 120 dias uma decisão sobre o plano estrutural de redes de telecomunicações, proposta que busca ser referência para indicar onde falta infraestrutura e, assim, onde devem ser aplicados os recursos eventualmente disponíveis por meio de políticas públicas de expansão da banda larga.

A proposição apresentada, ainda a ser submetida à consulta pública, prioriza redes de transporte em fibra óptica – tendo como meta a implantação de backhaul de fibra em 75% dos municípios (hoje em 58%). Além disso, lista a expansão de acesso móvel (3G/4G) e o incremento da capacidade e desempenho de redes de acesso já existentes.

Adicionalmente, a proposta inclui uma minuta de projeto de lei, que visa garantir o uso de recursos de fundos setoriais em redes de banda larga. Mas a manutenção dessa minuta não é consenso entre os conselheiros. Já em pedido de vista pelo presidente da Anatel, Juarez Quadros, o processo só deve voltar à pauta em quatro meses.


Internet Móvel 3G 4G
Indústria de TICs brasileira sinaliza apoio à Huawei

Embora procurem evitar falar oficialmente, a maior parte dos fornecedores diz que vai defender a fabricante  caso o governo Bolsonaro decida seguir a política do governo Trump e decida excluir a empresa chinesa das redes nacionais. "No Brasil, teríamos problemas sérios de infraestrutura. A Huawei está em todas as operadoras", disse um empresário.

Painel Telebrasil 2019
A 63ª edição do principal encontro institucional de lideranças do setor de telecomunicações e TICs acontecerá entre os dias 21 e 23 de maio de 2019, em Brasília. Saiba mais em paineltelebrasil.org.br
Veja o vídeo

Claro faz piloto com roteadores de baixa latência

Carlos Camardella, consultor da operadora, diz que iniciativa terá duração de seis meses e é voltada para sincronizar os equipamentos de forma a garantir o melhor serviço ao consumidor.

Anatel já bloqueou 103 mil celulares ‘piratas’ só em Brasília e Goiás

A partir de sábado, 8/12, sistema começa a desativar das redes aparelhos sem registro em mais 10 estados do país. São considerados irregulares os aparelhos sem IMEI, o código internacional que identifica cada aparelho, adotado como registro que supostamente garante que um aparelho não é falsificado ou teve o código adulterado.

TV paga: ou muda ou fica pequena no Brasil

Sangria de assinantes continua permanente, muito por conta da massificação dos serviços de streaming, que propõem um novo modelo de relação com o consumidor. Claro/Net, Vivo e Sky registraram queda na base. Oi foi a única que registrou adições positivas.

STJ anula prova pelo WhatsApp por considerar que extrapola ‘grampo’

Para o Tribunal, medida vai além da interceptação telefônica por permitir coleta de conversas anteriores à autorização judicial e mesmo criação de novos conteúdos.



Painel Telebrasil 2017 - Cobertura Especial ConvergênciaDigital


Clique aqui e acompanhe a cobertura completa do Painel Telebrasil 2017

  • Copyright © 2005-2018 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G