INCLUSÃO DIGITAL

Facebook abandona projeto de drones para conectar áreas remotas

Luís Osvaldo Grossmann ... 27/06/2018 ... Convergência Digital

O Facebook anunciou nesta quarta-feira, 27/6, que vai desativar a unidade responsável pelo desenvolvimento do Aquila, o drone do tamanho de um Boeing 737 pelo qual prometia uma solução de conectividade em banda larga para áreas remotas. A rede social disse que desiste de uma solução própria, mas que vai trabalhar com parceiros como a Airbus. Com a decisão, o Google fica sozinho no projeto de levar Internet a áreas remotas com novas tecnologias. A rival do Facebook conduz o projeto Loon, de balões para acesso à Rede, mas também estuda o uso de drones.

“Quando começamos o programa Aquila, em 2014, pouquíssimas empresas estavam envolvidas com essa área”, postou o diretor de engenharia do FB, Yael Maguire, para emendar em seguida que “foi excitante ver empresas da indústria aeroespacial começar a investir nessa tecnologia” e que “diante desse desenvolvimento, decidimos não mais desenhar ou construir nossa própria aeronave e fechar a unidade”, que funcionava na cidade inglesa de Bridgewater.

O Facebook considera a experiência bem sucedida depois de dois voos, especialmente o segundo que depois de quase duas horas no ar, conseguiu pousar – o primeiro caiu no deserto do Arizona, dos EUA. Curiosamente, o anúncio de que o projeto será abandonado vem exatamente um ano depois daquele segundo voo.

“Adiante, vamos continuar a trabalhar com parceiros como a Airbus em conectividade HAPS [plataformas de alta altitude] em geral e em outras tecnologias necessárias para esse sistema funcionar, como controles de voo e baterias de alta densidade. No lado político, vamos trabalhar em uma proposta para a Conferência Mundial de Radiocomunicações de 2019 [da UIT] para garantir mais espectro para HAPS”, conclui o comunicado da rede social.



Infovias compartilhadas são estratégicas para ampliar a banda larga

Governo costura uma agenda de ações para massificar o acesso à conectividade no Brasil, entre elas está a revisão do fomento para as cidades inteligentes, revela o secretário de Telecomunicações do MCTIC, Vitor Menezes. Política governamental será debatida no Brasscom TecFórum, que acontece nos dias 24 e 25 de abril, em Brasília.

Embratel instala 15 mil novos hotspots gratuitos de Wi-Fi em Pernambuco

Operadora explica que serão 12500 pontos Wi-Fi instalados em órgãos do governo do Estado e aproximadmente 3000 direcionados para praças e locais públicos. Iniciativa faz parte do programa Pernambuco Conectado, que tem investimentos previstos de R$ 180 milhões.

Para Cade, não houve abuso das teles em questionar contrato da Telebras

Estatal acusou Sindisat, Sinditelebrasil e a amazonense Via Direta de ligitância de má-fé nas disputas judiciais pelo uso do satélite nacional. Para órgão antitruste, aões não eram infundadas.

Anatel empurra para abril decisão sobre uso das sobras da TV Digital

Grupo com teles, TVs, governo e agência tem até aqui três propostas distintas de como aplicar os estimados R$ 877 milhões.

Renegociação dobra fatia da Telebras em acordo com Viasat

“Aparentemente a negociação foi conseguida e vamos analisar a proposta em pouquíssimo tempo. Temos toda a pressa para permitir que o satélite seja eficaz”, afirma o ministro do TCU, Benjamin Zymler.

Viasat alega que TCU já atestou legalidade do contrato com Telebras

Para empresa americana, agravo contra o acordo movido pela Procuradoria Geral da República é baseado em mal entendidos.



  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G