INCLUSÃO DIGITAL

TV Digital: atraso em sete capitais preocupa para 'apagão' analógico

Luís Osvaldo Grossmann ... 28/06/2018 ... Convergência Digital

O grupo que coordena a transição do país para a TV Digital fez um alerta nesta quinta, 28/6, para que os moradores das sete últimas capitais do cronograma se preparem à tempo do desligamento dos sinais analógicos, previsto para 14/8. Segundo as pesquisas realizadas, nos sete grupamentos envolvidos, somente entre 60% e 80% dos lares já estão aptos a receber somente os sinais digitais.

“Boa Vista-RR, Macapá-AP, Rio Branco-AC, Porto Velho-RO, Palmas-TO, Cuiabá-MT e Campo Grande-MS são as últimas sete capitais a serem desligadas. É importante que as pessoas façam a marcação para retirar o equipamento. Faltam ainda 45 dias, mas o ideal é que não deixem para a última hora”, alertou o presidente da Anatel, Juarez Quadros, que presidente também o grupo de implantação da digitalização da TV.

A transição envolve a distribuição de conversores e antenas para que aparelhos de televisão antigos sejam capazes de receber os sinais digitais – uma vez que após o desligamento, não haverá mais sinais analógicos disponíveis. Têm direito aos kits gratuitos todos os inscritos em programas sociais do governo federal, mas é preciso entrar em contato com a Seja Digital, pela internet ou pelo telefone 147, para marcar a retirada dos conversores.

O desligamento analógico nesta etapa envolve ao todo 21 cidades e um universo de aproximadamente 5 milhões de pessoas. Até aqui, das cerca de 500 mil famílias com direito ao kit gratuito, cerca de 60% já retirou, mas ainda faltam 181 mil equipamentos. Daí o recado de que devem procurar o kit mesmo quem já conseguiu alguma solução.

“É interessante colocar um senso de urgência para que as pessoas se preparem. Quem tem televisão de tela plana a partir de 2010, provavelmente precisa apenas da antena. O que aconteceu em outras regiões e deve estar se repetindo agora é que uma parte da população não busca os kits porque já é ‘digital’, já recebe o sinal digital. Nossa orientação é que retirem o kit assim mesmo, seja para conectar uma segunda televisão ou para doar a um parente, um vizinho”, diz o presidente da Seja Digital, Antonio Martelletto.


Carreira
Terceirizado só tem direito a isonomia se houver fraude na terceirização

O entendimento foi aplicado pela 8ª Turma do Superior Tribunal do Trabalho ao reformar decisão que havia reconhecido o direito à isonomia salarial a uma atendente de telemarketing terceirizada pela Caixa Econômica Federal.

America Net: Programa WiFi Livre SP une risco e oportunidade de negócios

Operadora investirá R$ 20 milhões na iniciativa e aposta que o retorno virá com a exposição da marca junto aos assinantes, revela o vice-presidente, José Luiz Pelosini. America Net vai ter 619 pontos de acesso WiFi gratuito público na capital paulista.

Um terço das casas no Brasil usam antenas parabólicas

Segundo o IBGE, são 23 milhões de domicílios, bem espalhados pelo país. Isso revela o problema que a Anatel terá para mitigar as interferências e liberar a faixa de 3,5GHz para o 5G.

Internet chega a 3 de cada 4 domicílios no Brasil

Nas mãos de 84% dos brasileiros, o celular é o típico aparelho para uso da rede. Mas as conexões fixas já alcançam 73% dos lares do país, conforme dados da PNAD Contínua TIC 2017, do IBGE. Mas quase 30% da população ainda acha que o acesso à Internet é caro.

Viasat: TCU controla viabilidade de acordo com Telebras

Segundo a vice presidente da empresa, Lisa Scapone, a demanda existe e pode ser medida pelo Gesac, mas operação comercial no Brasil depende dos ajustes no contrato para uso do satélite nacional.

Anatel indica que banda larga móvel pode ficar com sobras da TV Digital

“Edital tinha dois objetivos: a transição do sistema de TV digital e o desenvolvimento da banda larga móvel no país”, afirma presidente da agência, Leonardo de Morais. Saldo chega a R$ 877 milhões.

PC fica cada vez mais distante da população mais pobre no Brasil

Dados do IBGE revelam que os mais pobres do País trocaram os PCs pelos celulares e tablets. A proporção da população com acesso à internet no domicílio passou de 67,9% em 2016 para 74,8% em 2017.



  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G