OPINIÃO

Nuvem é o agora e o futuro da competitividade

Por Artur Hansen*
05/07/2018 ... Convergência Digital

A utilização de infraestrutura em cloud, ao invés de data centers físicos, pode aumentar a receita e a lucratividade de empresas. O dado foi comprovado por 75% das companhias ouvidas por um estudo da Sogeti, enquanto 80% registraram ganhos de agilidade nos negócios. A pesquisa foi realizada junto a 415 executivos de TI em 8 países, e não deixa dúvidas sobre a eficiência da nuvem na potencialização de operações e investimentos.
 
Flexível, a infraestrutura em nuvem pode se adaptar às demandas de cada negócio, evitando o desperdício ou a subutilização de recursos, bem como o gasto exagerado. Em cloud, todo investimento é hermético, organizado de acordo com as justas necessidades de cada empresa.

Uma vez em operação, sistemas e redes em nuvem alavancam a digitalização das companhias, automatizando aplicações legadas e operações de TI, o que não apenas traz o incremento de receita e lucratividade citado no início deste artigo, mas também outros benefícios ainda mais palpáveis no cotidiano corporativo, como o ganho de agilidade nos processos diários, o aumento da praticidade no acesso às aplicações, a expansão da segurança para a empresa, seus colaboradores e clientes, a melhoria da performance de sistemas críticos, entre tantos outros.
 
Para se ter uma ideia, conforme a pesquisa já citada, oito em cada dez empresas entrevistadas afirmam que seu investimento em cloud computing teve retorno direto em relatos de melhorias sentidas pelos clientes. Benefícios que vêm chamando cada vez mais atenção.

No ano passado, só na América Latina os investimentos de pequenas, médias e grandes empresas em nuvem, só no formato Infraestrutura como Serviço (IaaS), movimentaram US$ 1,8 bilhão, de acordo com levantamento da Frost & Sullivan. A consultoria indica que tal valor chegará a US$7,4 bilhões até 2022, alta de 31,9%.
 
Mais performance e desempenho com menos investimento. Maior ganho em produtividade com menor TCO. Maior avanço na segurança e agilidade de processos com menor tempo de ROI. Esta é a cloud computing. Este é o agora e o futuro da competitividade.

*Artur Hansen, diretor de Expansão da Cloud2Go


Carreira
Embraer usa Inteligência Artificial para selecionar estagiários

Oportunidades são São José dos Campos, São Paulo, Campinas, Sorocaba, Gavião Peixoto, Botucatu, Belo Horizonte e Brasília. Recrutamento. Para Tecnologia, companhia tem 30 vagas disponíveis.


Veja a Cobertura Especial do IX Seminário TelComp 2016

Governo precisa atuar como coordenador na remoção às barreiras inúteis em Telecom

Se não é possível ao governo fazer investimentos, que ele funcione como um coordenador e incentive o diálogo com os órgãos que, hoje, dificultam os investimentos em redes, diz o presidente-executivo da TelComp, João Moura. Novo ciclo do PGMC é a última oportunidade para fomentar a inclusão.


Veja a Cobertura Especial do IX Seminário TelComp 2016

  • Copyright © 2005-2018 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G