TELECOM

TV paga: Modelo não muda e sangria de assinantes já dura três anos e meio

Luís Osvaldo Grossmann ... 06/07/2018 ... Convergência Digital

O mercado brasileiro de televisão por assinatura terminou o mês de maio deste 2018 com um total de 17.855.020 contratos ativos. Depois de um período de expansão com a entrada das operadoras de telecomunicações no segmento, em fins de 2011, a TV paga brasileira encolhe há três anos e meio, período em que perdeu praticamente 10% da base de assinantes.

O pico do mercado foi em novembro de 2014, quando o setor contava com 19,81 milhões de assinantes, depois de uma expansão de quase 50% da base a partir da vigência da Lei 12.485/11. Desde então, foram-se 1,95 milhão de acessos ativos, ou 9,8% desde o pico. Apenas na passagem de abril para maio deste ano, o recuo foi de 52,3 mil acessos.

O resultado dessa sangria é a falta de mudança no modelo de contratação dos serviços - os consumidores não têm direito a escolher seus pacotes ou montar sua programação, de acordo com a sua preferência ou condições de pagamento e a consolidação das OTTs, como Netflix e os seus derivados, com pacotes mais flexíveis e com custo muito abaixo da TV paga.

De acordo com os dados da Anatel,  a Net/Claro concentra sozinha metade do mercado, ou 8,9 milhões de assinantes. É seguida pela Sky, com 29% do total, ou 5,2 milhões de acessos. Oi e Telefônica disputam a terceira posição, cada uma com 8% do mercado e 1,5 milhões de clientes.


Painel Telebrasil 2019
A 63ª edição do principal encontro institucional de lideranças do setor de telecomunicações e TICs acontecerá entre os dias 21 e 23 de maio de 2019, em Brasília. Saiba mais em paineltelebrasil.org.br
Veja o vídeo

Anatel propõe liberdade tarifária em chamadas de longa distância

Segundo a agência, consumidores têm amplas opções de serviço, a começar por ligações de voz sobre IP em diferentes aplicativos que usam a internet. Hoje a maior parte das teles oferece voz gratuita para vender o pacote de dados.

Marco de Telecom: CCT do Senado promete rapidez, mas quer ouvir presidente da Anatel

Os senadores da Comissão de Ciência e Tecnologia do Senado prometem uma votação rápida do novo modelo para o setor de Telecomunicações. Mas uma data para votação só deve ser definida na próxima semana, quando retorna de missão internacional a relatora do PLC 79/16, Daniella Ribeiro (PP-PB).

Anatel abre 90 dias para teles inscreverem suas inovações ao consumidor

Edital do Concurso Prática Inovadora nas Relações de Consumo nos Serviços de Telecomunicações 2019  prevê premiações separadas para pequenas e grandes empresas.

4G da Oi leva Internet e comunicação à estação brasileira da Antártica

Condições na base Comandante Ferraz - com ventos de até 200 Km/h e temperaturas recordes negativas - são inóspitas. Por vídeochamada, o comandante Geraldo Juaçaba e o diretor da Oi, Roberto Blois, falam ao Convergência Digital sobre o impacto dessa nova infraestrutura de telecomunicações na vida da base brasileira.




  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G