Convergência Digital - Home

Mais de 70% das empresas dizem que é um desafio digerir grandes volumes de dados

Convergência Digital
Da redação - 10/07/2018

Com o surgimento de tecnologias como machine learning e inteligência artificial, os dados passaram do ativo informacional para o centro da inovação. Já não é suficiente apenas ser orientado por dados - as organizações devem ser centradas neles.

Empresas modernas operam em um mundo de aplicações em rápida evolução, onde o sucesso é baseado na derivação de inteligência a partir de dados para alcançar vantagem competitiva e crescimento. Isso requer uma base moderna, criada especificamente para armazenar, compartilhar e analisar dados em um mundo com várias nuvens.

A constatação é de pesquisa conduzida pelo MIT Technology Review e encomendada pela Pure Storage. No levantamento, 86% dos líderes afirmam que os dados são a base para a tomada de decisões de negócios, enquanto 87% dizem que é fundamental na obtenção de resultados para os clientes. A arquitetura centrada em dados mantém arquivos e aplicativos em funcionamento, enquanto a tecnologia é construída em torno dela e transforma fundamentalmente o design do datacenter.

Ao ouvir mais de 2.300 líderes empresariais em todo o mundo, a pesquisa explorou o vasto potencial - e os desafios - que as empresas devem enfrentar para desbloquear a inteligência de dados com a inteligência artificial (IA).

A IA representa uma oportunidade sem precedentes para as organizações melhorar suas operações, oferecer melhores experiências aos clientes e impulsionar o desempenho dos negócios por meio de iniciativas voltadas para dados. No entanto, ainda existem preocupações em relação a adoção da IA incluindo custos, infraestrutura de dados, recursos humanos e ética.

De acordo com a pesquisa da MIT Tech Review:

·82% dos líderes de negócios e de TI acreditam que a IA terá um impacto positivo.

·83% acreditam que a IA é importante para análises, maior eficiência e redução de erro humano.

·Mais de 80% preveem maior foco criativo e estratégico para o cliente

·79% dizem que existem implicações legais e éticas da IA ​​que ainda precisam ser esclarecidas.

No entanto, a maioria concorda que não há tempo e recursos suficientes dedicados à inteligência de mineração de dados:

·78% dizem que enfrentam desafios para digerir, analisar e interpretar grandes volumes de dados.

·79% dizem que garantir que o negócio está usando fontes de dados relevantes é um desafio.

·81% dizem que analisar mais dados em velocidades maiores é um grande desafio futuro.

 


Destaques
Destaques

Nuvem pública deslancha no Brasil e receita estimada é de R$ 2,3 bilhões

País tem muito para crescer no uso da nuvem pública, tanto que no ranking global está em 13º lugar, observa a IDC Brasil. As SD-WANs também se consolidam no mercdo nacional, mas a falta de mão de obra capacitada é um entrave.

Startup investe na nuvem e viabiliza atendimento médico no interior do Amazonas

Portal Telemedicina usa APIs do Google Cloud, Firebase e ML Engine para armazenar dados de pacientes, além de detectar doenças e priorizar atendimento em clínica da cidade de Coari,  localizada a 444 quilômetros de Manaus.



Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Veja mais artigos
Veja mais artigos

Intuição versus análise de dados na gestão

Por Douglas Scheibler*

O poder decisório significa alta responsabilidade e inúmeros riscos. Neste cenário caótico, analisar dados é indispensável e é o que justifica uma determinada medida ser considerada como correta, em um cenário específico, em detrimento de outras.

Data Centers: agora é hora de ver acontecer

Por Gilberto Gonzaga*

O que recentemente era apenas uma tendência já pode ser observado na prática. A expectativa, agora, é que esses movimentos se consolidem cada vez mais e nos levem a uma nova era de conectividade, da qual a América Latina não ficará de fora.


Copyright © 2005-2016 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site